Jovens participaram do retiro para buscar mais a palavra de Deus e se renovar diante dele, buscando ter mais compaixão e união (Rodrigo Moraes / Pascom Diocesana)

“Renovação” foi a palavra principal de retiro de jovens

Primeira edição do retiro “Amor Verdadeiro Espera” ocorreu no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Álvares Machado

Rodrigo Moraes / Pascom Diocesana

08/09/2019

No domingo (08/09), adolescentes e adultos participaram da primeira edição do retiro para jovens “Amor Verdadeiro Espera” (AVE), que foi realizado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Álvares Machado (SP), pelo grupo Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC).

O evento começou com o grupo de música da paróquia, cantando e chamando os jovens para dançar. Assim que se sentaram, foi falado sobre o tema principal, que tinha como foco a palavra renovação, tanto interna quanto dentro da religião.

A coordenadora diocesana do Ministério Universidade Renovada (MUR), Dalila Ferreira David dos Santos, 22, disse para os jovens que eles estavam ali para ter um momento em que pudessem conhecer outras pessoas e ver que cada um tem sua forma e jeito de se comunicar com Deus.

“Os jovens de hoje, muitas vezes, estão afastados da igreja. Esse momento com eles é bom para que não se sintam sozinhos, pois cada um deles tem essa conexão direta com Deus”, explica Dalila dos Santos (Rodrigo Moraes / Pascom Diocesana)

Segundo a organizadora e coordenadora diocesana do Ministério Jovem, Tamiris Lopes da Silva Portes, 28, o objetivo do retiro era fazer com que os jovens entendessem mais a essência deles. “Às vezes, eles não sabem o que é o amor e estão aqui para compartilhar de alguma forma esse sentimento, mesmo com muitos tendo uma vida conturbada.”

Voluntários e adolescentes fizeram uma reflexão juntos, para que não houvesse diferença entre eles e que todos participassem do retiro (Rodrigo Moraes / Pascom Diocesana)

O construtor civil, Anderson Eduardo de Oliveira, 22, participou do retiro. Para ele, o momento foi de pensar sobre a relação que cada um tem com Deus.  “Para Deus, não importa quantidade e sim qualidade. Não importa quantas pessoas participaram hoje e sim que elas realmente vejam o quanto isso faz bem para elas”, relatou Anderson Eduardo de Oliveira, construtor civil de 22 anos.

Douglas Santos, 31, seminarista que está no primeiro ano de Teologia, esteve presente e foi responsável por ministrar e orar junto com os jovens. Durante sua pregação, ele expôs o Santíssimo para todos presentes e falou que naquele dia eles entraram de uma forma, mas estavam saindo de outra. “Eu quero que eles percebam o quanto Deus anseia por esse encontro, muito além de apenas participar de um retiro”, expressou o seminarista Douglas.

Segundo o seminarista Douglas Santos, a força que cada um tem, vem de Jesus, mas tudo está interligado a Deus (Rodrigo Moraes / Pascom Diocesana)

Após o encerramento do retiro, Douglas ainda deixou uma mensagem para os jovens. “Vocês são o futuro do mundo e eu espero que tenham sempre dentro de seus corações o Espírito Santo, pois para renovar e mudar algumas atitudes do mundo, cada um deve começar por si mesmo o que já vai ser muito grande aos olhos de Deus.”