Imagens ilustrativas mostram ambientes internos do local (Creatos arquitetura / Cedida)

Projeto revela como ficará o novo Santuário de Santo Expedito por dentro

Obra caminha para etapas finais e terá capacidade para mais de 1.800 pessoas

Evandro Marques / Pascom Diocesana

13/09/2019

A obra do novo Santuário Diocesano Santo Expedito avança para as etapas finais. Com mais de 10 mil metros quadrados, o espaço terá a capacidade de acomodar 1.800 fiéis sentados. A construção, que teve início em 2010, está na fase de cobertura e deve entrar na etapa de acabamentos internos já no próximo ano. 

Construção do santuário entra nas etapas finais (Pascom Paroquial / Reprodução)

A página do Santuário no Facebook compartilhou imagens ilustrativas de como ficará a parte interna da edificação. Dentre os aspectos arquitetônicos, o  espaço religioso contará com uma cúpula no centro do altar, uma torre na entrada do local e quatro capelas internas, sendo elas: batistério, reconciliação, devotos / milagres e do Santíssimo, com capacidade para 100 pessoas. 

Capela do Santíssimo terá capacidade para 100 pessoas sentadas
(Creatos arquitetura / Cedida)

Segundo o padre Umberto Laércio Bastos Souza, o Santuário será um dos maiores do Estado de São Paulo. Todos os recursos financeiros para a construção estão vindo de doações da “campanha do metro quadrado”,  festas e quermesses, além das contribuições espontâneas. 

“É um sonho realizado, uma conquista. O Santuário representa um ícone para a história dessa pequena cidade. Ele ajuda a alavancar o desenvolvimento do comércio, do turismo religioso e fez com que Santo Expedito se tornasse ponto de interesse turístico”, afirma o padre Umberto Souza. 

Vista do Santuário olhando do presbitério para o fundo da Igreja
(Creatos arquitetura / Cedida)

De acordo com o sacerdote, os ambientes e a arquitetura foram pensados na sacralidade. “A torre na entrada dá a ideia de que estamos saindo do mundo e adentrando em algo sagrado”. 

A expectativa é que a construção termine em 2023.

Projeto 

O desenvolvimento do projeto contou com o trabalho de três arquitetos: Ana Paula Kuzmann, Teresa Cristina Cavaco Gomes e Tobias Bonk Machado. De acordo com Tobias Machado, 39, o projeto teve uma particularidade. 

“O grande desafio foi, diante de uma obra ainda em construção, a gente pensar o projeto litúrgico a partir de limites já impostos, que já tinham elementos pré-definidos pela comunidade, sem desprezar aquilo que já foi pensado. Em cima disso, propomos um espaço digno e de acordo com os documentos da Igreja Católica”, explica o arquiteto. 

Uma das capelas pensadas para o santuário foi a do batistério. Ela foi elaborada  como se fosse o “útero da igreja, o cristão sendo gerado. No local existirá uma fonte com água corrente e todo um espaço evocando morrer para o pecado e nascer em Cristo, por meio da igreja”, destaca o arquiteto.

Batistério foi projetado para ser o “útero” da Igreja (Creatos arquitetura / Cedida)

Serviço

Está prevista para o dia 19 de dezembro de 2019, às 15h, uma missa comemorativa de pré-inauguração do novo santuário. O espaço fica localizado na Rodovia Julio Budiski, na entrada da cidade de Santo Expedito (SP). O telefone do igreja é o (18) 3267-1177. 

Vista do corredor central e do altar central (Creatos arquitetura / Cedida)

Comentários

  • Mauro Bonfim Lopes - São Paulo-SP postado em 16/01/2020 ás 08:17

    Moro em São Paulo,Anualmente visito a capela de Santo Expedito ,nessa cidade em agradecimento a graça alcançada.Sou devoto de Santo Expefito.Parabens pela obra,realmente linda.

  • Eva Lopes Goveia Omiti - Presidente Bernardes Estado de Sao Paulo postado em 10/01/2020 ás 21:27

    Coisa linda parabéns Padre Umberto Deus lhe de muita força, saúde p continuar esta obra maravilhosa abraço.....

Deixe seu comentário!

Onda Viva