Pastoral do Sangue mobiliza voluntários para promover gesto de amor ao próximo

17/06/2021

Nesta semana em que celebramos o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, parabenizamos todos as pessoas que tiram um tempo do seu dia para salvar vidas por meio da doação.

Em Presidente Epitácio (SP), a Paróquia Sagrada Família conta com a Pastoral do Sangue, na qual um grupo de voluntários se reúne para ir até o Hemocentro de Presidente Prudente (SP) e realizar a doação.

Alisson Vinicius Rodrigues da Silva, 28, é o atual coordenador da Pastoral do Sangue e é doador há 8 anos. De acordo com ele, foi em 20 de julho de 2018, acolhendo um desejo do padre Wilton José Milhorança, até então pároco da comunidade, que concretizaram oficialmente a pastoral.

Doares reunidos em Presidente Prudente, antes da pandemia (Instagram Pastoral do Sangue / Reprodução)

“O objetivo da Pastoral do Sangue é de promover o bem, de alcançar mais pessoas e fazer com que elas conheçam o bem e ajudem o próximo. A pastoral nasceu com este propósito de salvar vidas, de uma forma diferente, com a doação de sangue”, afirma o coordenador.

Mensalmente, os agentes se mobilizam e vão até o Hemocentro de Presidente Prudente (SP), na qual eles tem parceira. A Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio é a responsável por fornecer o transporte. Com a pandemia, a frequência diminui, porém, ainda assim, continuam firmes neste gesto que salva vida.

“Somos em cerca de 14 membros. Fazemos a divulgação, convidamos as pessoas, tiramos dúvidas e no dia da doação seguimos até o hemocentro. Num gesto simples e rápido, podemos salvar muitas e muitas vidas. É muito gratificante!”, destaca Alisson

Pastoral conta com cerca de 14 voluntários (Instagram Pastoral do Sangue / Reprodução)

Segundo informações da pastoral, a primeira vez que se mobilizaram foi no dia 1° de setembro de 2018. De lá pra cá, o coordenador conta que já foram em torno de 25 vezes.

Marly Francisca dos Santos, 44, é uma das voluntárias que participa da pastoral desde o início e já era doadora antes mesmo da formação do grupo. “Sou doadora para salvar vidas, pois muitas pessoas precisam. O meu sangue é o que mais falta por ser um tipo que todos recebem.”

Marly Francisca dos Santos é voluntária desde a criação da pastoral (Marly Santos / Cedida)

Para aqueles que ainda não são doadores, Marly deixa seu convite: “quem tiver boa saúde e pode doar, doem pois ajudarão muitas pessoas. Não custa nada ajudar o seu próximo. É muito gratificante saber que outras pessoas podem ser salvas”.

Serviço

Moradores de Presidente Prudente (SP) e da região que quiserem doar, o Hemocentro fica localizado na Rua Wenceslau Braz, 5, Vila Euclides. O horário de funcionamento é:

Segunda, terça, quinta e sexta-feira: 8h às 17h;

Quarta-feira: 8h às 18h30;

Sábado: 7h às 11h.

Você também pode agendar sua doação e tirar as dúvidas pelo site clicando aqui. O telefone para mais informações é o (18) 3223-3511 ou (18) 3223-4490.

Presidente Epitácio

Qualquer pessoa, independente da religião, pode procurar a Pastoral do Sangue, em Presidente Epitácio (SP), para estar participando desse gesto concreto.

“Este gesto representa vida, amor ao próximo, compaixão, o poder da comunidade em ajudar um ao outro, independente do jeito. Tem gente que nasce com dom de medicina, da advocacia, todos temos um dom, e tem gente que nasce com o dom de ser doador e ajudar desta forma”, finaliza Alisson.

A próxima data de doação do grupo será no dia 19 de junho, com saída às 6h, em frente da Igreja Sagrada Família. O uso de máscara é obrigatório. Para marcar presença, entre em contato com a secretaria da paróquia pelo número (18) 3281-1175.