Pastoral da Saúde divulga mensagem conscientizando sobre o “Novembro Azul”

16/11/2020

Neste mês de novembro, instituições lançam a campanha chamada “Novembro Azul”, com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde na prevenção contra o câncer de próstata.

Na diocese, o padre Marcos Paulo Cestare de Souza, atual assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde, divulgou um texto informativo explicando sobre a campanha. Leia na íntegra abaixo:

Mensagem:

Aos estimados irmãos sacerdotes, religiosos (as), coordenadores e coordenadoras da Pastoral da Saúde da Diocese de Presidente Prudente/SP.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde. Apesar da campanha ter começado no Brasil com uma abordagem muito centrada na questão do câncer de próstata, ela foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e tem por objetivo alertar a todos sobre a importância de conhecer essa doença e da realização de um diagnóstico precoce sobre ela. Essa campanha visa também quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.

O mês de novembro foi o escolhido, pois o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Durante todo o mês, ações são realizadas com o objetivo de alertar sobre a doença e, assim como no Outubro Rosa, vários pontos turísticos do país e do mundo são iluminados, dessa vez no tom de azul. Espera-se que as campanhas anuais de conscientização sobre a doença incentivem os homens a procurarem o médico regularmente e ampliem o conhecimento da população sobre essa neoplasia.

Objetivos do Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha que ocorre em 21 países todos os anos e tem como principal objetivo alertar a respeito da necessidade de prevenção e realização do diagnóstico do câncer de próstata. Entretanto, a campanha vai além, buscando conscientizar a respeito da necessidade de cuidados especiais com a saúde integral do homem, abrangendo temas como doenças crônicas (por exemplo, a hipertensão), infecções sexualmente transmissíveis, bem como a saúde mental.

A campanha é realizada por meio de ações que objetivam promover uma mudança nos hábitos masculinos, mostrando a importância da realização de consultas e de exames de rotina, quebrando alguns preconceitos a respeito da realização de determinados exames e estimulando os homens a manterem uma rotina que promova a saúde e bem-estar. No Brasil, durante o mês de novembro, diversos prédios iluminam-se de azul em menção à campanha.

Câncer de próstata

Um dos principais objetivos da campanha Novembro Azul é conscientizar a respeito do câncer de próstata, que geralmente apresenta um desenvolvimento lento e assintomático. Essa doença afeta a próstata, uma glândula presente em indivíduos do sexo masculino, é um dos cânceres de maior prevalência no mundo (cerca de 15% dos homens apresentarão esse tipo de câncer) e acomete, principalmente, homens acima dos 65 anos de idade.

Fatores de riscos que os homens devem se atentar ainda mais (Site Sindi Comerciários / Reprodução)

Diagnóstico:

A análise histopatológica de tecido da próstata permite o diagnóstico da doença. Esse exame é realizado após a detecção de alguma anormalidade por meio do exame de toque retal ou do exame de aumento do PSA. O exame de toque retal é realizado para avaliar se há alterações na glândula, como o tamanho, se ela se apresenta mole ou granulosa e se causa dor. O PSA é um exame de sangue que mede os níveis do antígeno prostático específico, que é produzido pela próstata. Uma concentração elevada dessa proteína pode ser indicativo da doença.

Padre Marcos Paulo Cestare de Souza
Assessor Eclesiástico da Pastoral da Saúde