Pastoral da Saúde discute auxílio aos enfermos e coronavírus durante reunião em Prudente

Evandro Marques / Pascom Diocesana

16/03/2020

Na manhã do último domingo (15/03), 40 coordenadores e vices da Pastoral de Saúde estiveram reunidos no auditório da Cúria Diocesana, em Presidente Prudente (SP), para a reunião ordinária dirigida pelo assessor eclesiástico da pastoral, padre Marcos Paulo Cestare de Souza.

Representantes de 30 paróquias estiveram no encontro (Pastoral da Saúde / Cedida)

Na ocasião, foi discutido sobre o calendário anual, bem como o V Congresso da Pastoral da Saúde, que será realizado no último domingo do mês de julho com o tema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, em consonância com a Campanha da Fraternidade.

No encontro também foi retomada a discussão da medida que suspendeu as visitas dos agentes aos idosos e enfermos devido ao novo coronavírus, com validade até dia 12 de abril, Páscoa do Senhor.

“A data não é por causa da Páscoa, mas foi escolhida pois segue mais ou menos um mês para frente, que seria o pico do contágio, caso venha acontecer essa epidemia no Brasil. Retomaremos normalmente após a Páscoa ou, se houver necessidade, nós voltaremos a nos posicionar como Pastoral da Saúde”, afirma o padre Marcos Paulo.

O padre explicou ainda que não faltará auxílio aos enfermos. “Os padres não estão impedidos de fazer visitas aos hospitais em casos de necessidade extrema, desde que sigam as normas pré-estabelecidas pelo hospital e sigam as orientações do Ministério da Saúde.”

As recomendações vêm no intuito de evitar a contaminação dos enfermos, caso os padres ou agentes estejam com o vírus.

Reunião ocorreu no auditório da Cúria Diocesana (Pastoral da Sáude / Cedida)