Pastoral da Saúde Diocesana suspende visitas aos enfermos e idosos devido ao coronavírus

13/03/2020

Na manhã desta sexta-feira (13/03), o assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde Diocesana, padre Marcos Paulo Cestare de Souza, emitiu um circular suspendendo todas as visitas em hospitais, casas de repouso, enfermos e idosos em suas residências devido ao avanço do coronavírus. A medida adotada será até a Páscoa do Senhor, que neste ano ocorrerá no dia 12 de abril.

Segundo o documento divulgado, o objetivo é cuidar da vida dos agentes, idosos e enfermos, bem como proteger a sua integridade da concepção até a morte natural.

Veja abaixo o circular na íntegra emitido pelo padre Marcos Paulo:

Circular da Pastoral da Saúde 002/2020

“EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA, E VIDA EM ABUNDÂNCIA” (Jo 10,10)

Aos Párocos/Administradores Paroquiais, Coordenadores Paroquiais da Pastoral da Saúde, Povo de Deus.

Eu, Padre Marcos Paulo Cestare de Souza, assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde da Diocese de Presidente Prudente, venho no uso de minhas atribuições eclesiásticas, em consonância com Vossa Ex. Revma. Dom Benedito Gonçalves dos Santos, DD. Bispo Diocesano da Diocese de Presidente Prudente, comunicar que: INICIALMENTE ESTÃO SUSPENSAS TODAS AS VISITAS EM HOSPITAIS, CASAS DE REPOUSO, ENFERMOS E IDOSOS EM SUAS RESIDÊNCIAS, ETC, por um período determinado até a Pascoa do Senhor (12/04/2020).

A Pastoral da Saúde visa cuidar da vida e proteger a sua integridade da concepção até a morte natural, tendo em vista que enfrentamos uma pandemia do Novo Coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e salvaguardando a vida de nossos agentes, idosos e enfermos, que em sua maioria estão entre o grupo dos mais vulneráveis (acima de 60 anos).

Pedimos a Deus e a Bem-Aventurada Virgem Maria Nossa Senhora de Lourdes e do Glorioso São Camilo de Léllis que interceda a Jesus, para que tenhamos a paciência necessária e a maturidade de fé para enfrentarmos esta difícil realidade.

Orientamos aos Enfermos e Idosos, e aos Agentes da Pastoral da Saúde que se unam na Comunhão Espiritual, na Oração Fraterna e na Esperança Cristã, pois estaremos sempre em oração e unidos pela mesma Eucaristia. Sem pânico desnecessário, saibamos ter a maturidade e a sabedoria para não murmurarmos diante de tal realidade.

Sob a orientação de nosso Bispo Diocesano e em comunhão com a Diocese de Presidente Prudente, solicitamos a todos que sigam estas orientações.

Pe. Marcos Paulo Cestare de Souza
Assessor Eclesiástico da Pastoral da Saúde da Diocese de Presidente Prudente

Teodoro Sampaio (SP), 13 de Março 2020

“Eu vim para que todos tenham vida” (Jo, 10,10)