Pastoral da Comunicação representa esperança em tempo de coronavírus

Evandro Marques / Pascom Diocesana

26/03/2020

De portas fechadas desde o dia 19 de março, as 55 paróquias da Diocese de Presidente Prudente não recebem mais a presença dos fiéis. Grande parte delas, o padre, juntamente com agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), levam a mensagem do Evangelho a você, em sua casa, por meio das transmissões ao vivo.

A doença contagiosa não escolhe quem e nem quando irá ser transmitida, mas as equipes de comunicação vêm se empenhando para que a mensagem de Deus chegue até você independente de qualquer coisa.

“Não podemos deixar de levar a palavra e o amor de Deus para as pessoas. Esse momento é de união. O nosso trabalho como agente, é de evangelizar mesmo que on-line e fazer com que as pessoas sintam a presença D’Ele no meio de nós”, afirma a agente da Pascom do Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, Eveline Zarpelão.

“O nosso trabalho como agente, é de evangelizar”, afirma Eveline Zarpelão (Eveline Zarpelão / Cedida)

Outro agente que segue nas transmissões das missas é Aparecido Roberto dos Santos Andrade, da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, em Presidente Prudente (SP). Segundo ele, seu único desejo é que esta situação passe o mais rápido possível para que Jesus Eucarístico possa ser recebido por todos.

“Nunca imaginei que teria que passar por este deserto. Ao mesmo tempo, sinto o chamado de Deus em minha vida, pois fazendo aquilo que sei, posso ajudar a transmitir a Palavra de Deus aos lares dos paroquianos”, afirma o agente, Aparecido Roberto.

Seja com a filmadora ou com o celular, agentes transmitem as celebrações (Aparecido Roberto / Cedida)

De acordo com o assessor eclesiástico da Pascom, padre Rodrigo Gomes de Moreno, a agilidade dos agentes foi fundamental neste momento.

“A fase de isolamento e prevenção ao Coronavírus fez com que agíssemos de forma rápida em todos os sentidos: fez com que a Pascom tivesse maior visibilidade entre as pastorais, além de uma intimidade maior com o clero e o bispo, tornando-se ferramenta fundamental para uma fase que podemos definir como ‘estreitamento’ entre a ‘igreja templo’ e a ‘igreja doméstica'”, afirma o padre.

Ainda segundo o sacerdote, a Pastoral da Comunicação tem um papel muito importante de contribuir para que, na medida do possível, os fiéis se abasteçam na fé.

Para saber os dias e horários das transmissões ao vivo de missas em paróquias da diocese, clique aqui.

Esperança

Quando o mundo pede isolamento social, a Pascom vem no sentido de buscar uma forma de unir a igreja aos fiéis, por meio das transmissões on-line.

“O que me conforta é saber que, por meio da Pastoral da Comunicação, conseguimos levar Jesus até milhares de pessoas, sem contar os testemunhos que recebemos das famílias. Em meio a todo esse caos, é maravilhoso poder sentir gratidão!”, afirma a agente Fernanda Caravina, da Paróquia São Judas Tadeu, em Presidente Prudente (SP).

Diversas paróquias contam com transmissões diárias das celebrações (Fernanda Caravina / Cedida)

Prevenção

Com o avanço do vírus no país, os agentes estão afiados nas medidas de precaução e sempre tomam os cuidados necessários. “Estamos trabalhando em cinco pessoas, sempre cuidando para manter a distância permitida e usando o álcool em gel nas mãos. Também higienizamos os microfones, como também o computador, a câmera de transmissão e os celulares”, explica Aparecido Roberto.

Padre se prepara para o início da transmissão da missa pela internet (Aparecido Roberto / Cedida)

Em meio a epidemia, o importante é a prevenção. “Nos corredores da igreja estão sendo disponibilizados álcool em gel. Ao chegar, higienizo as mãos e, logo após, vou higienizar os aparelhos usados na transmissão. É o tempo todo passando álcool gel nas mãos”, ressalta Fernanda Caravina.

Parabenização

A diocese parabeniza todos os agentes da Pastoral da Comunicação que, direta ou indiretamente, não medem esforços para trabalharam a serviço de Deus por meio da comunicação!

“Diante de tudo isso é hora de solidariedade, de unirmos forças. Todos os nossos agentes da Pascom têm feito com maestria e dedicação o seu servir. Em nome de cada família, de cada fiel e em nome de todos os sacerdotes e do nosso bispo diocesano, quero expressar nossa gratidão a vocês! Deus lhes abençoe sempre!”, completa o padre Rodrigo Gomes de Moreno.