Paróquias organizam corais com crianças na região

Na matéria, você pode conferir duas paróquias que desenvolvem esse trabalho

Evandro Marques / Pascom Diocesana

01/11/2019

Você já pensou em cantar? Não importa quantos anos tem, sempre é tempo de se expressar por meio da música. Desde muito cedo, existem famílias que já incentivam os filhos a cantarem.

Abaixo você pode ouvir um pouquinho da música “Coração Bonito”, do padre Zezinho, na voz de nove crianças:

Coral da Paróquia Nossa Senhora do Carmo cantando durante o ensaio
(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Na Diocese de Presidente Prudente existem paróquias que se dedicam a ensinar crianças a cantar durante as celebrações das missas. Nessa matéria, você irá conferir dois exemplos destes. 

Presidente Prudente (SP) 

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila Maristela, tem um coral desde o início de 2019. Após sugestão do atual pároco, padre Rodrigo Gomes de Moreno, o grupo começou as atividades e conta com cerca de 30 crianças, de 4 a 11 anos de idade. 

Grupo surgiu pela iniciativa do pároco e está aberto para receber novas crianças
(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

O coral infantil da paróquia canta apenas em ocasiões específicas: Dia das Mães, Páscoa, Coroação de Nossa Senhora, entre outras. 

Lívia Ricci Olivete, 40, é professora de música e conduz voluntariamente o grupo desde o início. Segundo ela, a música é muito importante na vida pessoal e intelectual das pessoas. 

“As pessoas me lembram música e a música me lembra as pessoas. A vida é música. Ela envolve sentimento, aprendizado, disciplina. Não tem como separar. A gente que ensina crianças têm mais responsabilidade”, afirma a professora Lívia Olivete. 

Coral também ensaia com músicas infantis (Imagens e edição: Evandro Marques)

Durante os ensaios que acontecem a cada 15 dias, a professora Lívia procura trabalhar a preparação e o aquecimento vocal e o ritmo. O projeto do coral conta com um repertório variado, com grande parte das canções católicas. 

Músicas religiosas representam grande parte do repertório do coral
(Imagens e edição: Evandro Marques)

Para Renata Manteschio Bueno, 36, a filha Maria Luisa Manteschio Silvana, vem até mais animada para a missa. “Ela gosta dessa parte de participar da missa, atuando e cantando no coral. As crianças ficam mais felizes de virem na missa.”

Maria Luisa Silvana diz que gosta de cantar com os colegas: “gosto de participar do coral. Canto em casa também e é muito gostoso. É legal cantar com os amiguinhos.”

Maria Luisa junto da professora Lívia Olivete no final do ensaio
(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Segundo Renata Bueno, o projeto do coral da Igreja tem que continuar. “O trabalho deve se expandir sempre e com crianças é muito importante. A música é vida, traz felicidade, alegria, ela aprende a se concentrar melhor, faz amizades.” 

Coral ensaia para se apresentar em ocasiões especiais
(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Serviço

Para participar do coral da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a criança deve ter entre 6 e 12 anos. Você deve ligar para a Secretaria Paroquial pelo telefone (18) 3223-5637 e pedir o contato da coordenadora Lívia Olivete.

Presidente Venceslau (SP)

Ao todo, cerca de 25 jovens e crianças participam do grupo de canto em Presidente Venceslau (Luana Mariano / Pascom Diocesana)

Nomeado Coral Arcanjos, o grupo de crianças da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Presidente Venceslau, se apresentou pela primeira vez em 22 de setembro de 2013, durante uma Missa das Crianças na Igreja. 

A ideia de criar o coral surgiu de uma ex-coordenadora da catequese que pensava em um grupo para auxiliar nas missas e nas festividades. A partir daí, algumas catequistas tiveram a iniciativa de convidar as crianças para uma reunião sobre o coral.

Atualmente o grupo conta com cerca de 25 crianças, que fazem ensaios duas vezes ao mês. A idade varia de 5 a 22 anos.

A ideia do nome do coral foi pensando na proteção dos anjos: “Nós demos o nome de Coral Arcanjos para que não apenas um, mas os três Arcanjos nos acompanhassem, orientassem e protegessem nosso Coral, e eles não têm falhado!”, afirma Ariádine Defendi Vincentini, 26, advogada e coordenadora do grupo.  

“Para tudo nós contamos com a ajuda dos pais que também nos acompanham e acreditam em nossas missões, e como não temos caixa, dependemos de doações de materiais para ajudar a crescer o Coral, e Deus também sempre envia as pessoas certas”, explica Ariádine Vincentini. 

(Imagens: Luana Mariano – Edição: Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Segundo a organização do grupo,“o intuito do coral é evangelizar as pessoas através de sua voz, levando a palavra de Deus e Seus ensinamentos por intermédio das músicas”.

Serviço

Para participar do coral, basta levar a criança aos ensaios, que acontecem no primeiro e terceiro sábado de cada mês, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Avenida João Pessoa, 488, centro de Presidente Venceslau. Não existe uma idade mínima para participar e nem a necessidade da criança saber ler. 

Comentários

  • Pastoral da Comunicação postado em 04/11/2019 ás 22:52

    Que bacana, Taisi. Muito obrigado pela mensagem. Vamos entrar em contato com os responsáveis. Deus abençoe!

  • Taisi - Rosana Sp postado em 01/11/2019 ás 16:56

    Aqui em Rosana também temos o coral das crianças. Se chama Coral Crescendo com Jesus. Incentivo principal Padre Thiago Calçado. Cordenado por Fernanda Inácia Sined, o coral conta hoje com aproximadamente 45 crianças.

Deixe seu comentário!

Onda Viva