Paróquia Santa Rita de Cássia cria biblioteca com sistema de empréstimo on-line

10/12/2021

A Paróquia Santa Rita de Cássia de Presidente Prudente (SP) deu um passo a mais rumo ao conhecimento. Um projeto, desenvolvido por duas fiéis da comunidade, criou uma biblioteca física na igreja com sistema de empréstimo on-line. O acervo conta atualmente com 30 livros.

Luciana Carolina Fernandes de Faria, 33, coordenadora das equipes de música e liturgia da paróquia, e Isabela Delli Colli Zocolaro, 22, integrante do ministério de leitores e diretora do acampamento JOAM, são as idealizadoras do projeto.

Isabela [à esquerda] e Luciana [à direita] criaram o projeto este ano (Luciana / Cedida)

Tudo começou no início de 2021, quando a dupla se juntou com um grupo para formar um Clube do Livro com o objetivo de ter um momento para ler e refletir sobre obras literárias (filosofia, biografias, fantasia, contos, etc.), que abordassem temas religiosos e valores cristãos.

“A partir desses encontros, percebemos que, por meio da leitura, era possível conhecer melhor a nossa fé, a nossa igreja, a vida e o testemunho dos santos e ter um espaço para conversar sobre isso. Pensamos como seria importante que outras pessoas tivessem acesso a livros como estes”, destaca Luciana Faria.

A partir daí, elas fizeram uma arrecadação de livros católicos entre os paroquianos, para começar o acervo. A paróquia também apoiou a ideia e faz aquisições mensais de livros católicos para enriquecer ainda mais a biblioteca.

Os livros foram catalogados, organizados por tipo de leitura (Biografias dos Santos, Escritos por Santos, Ensinamentos sobre a Igreja, Livros de oração, Literatura com Valor Cristão, Livros Infantis), e foi criado um sistema de formulário on-line, pelo Google, para viabilizar a consulta ao acervo, os empréstimos e renovações.

“O objetivo é incentivar a reflexão e aprofundamento da fé por meio da leitura, facilitando o acesso a livros católicos. Ao poder ler sobre a história da Igreja, a vida dos Santos e os fundamentos da nossa fé, vamos fortalecendo também nossa vida espiritual e nossa caminhada”, afirma Luciana.

Para as idealizadoras, a biblioteca é mais um meio que os paroquianos têm de buscar mais conhecimento e aprofundamento da fé. “A nossa Igreja católica, em mais de 2000 anos de história e tradição, tem um riquíssimo patrimônio literário. Valorizar e ter acesso a isso é muito importante pra nós, cristãos.”

Serviço

Para realizar o empréstimo dos livros gratuito, é necessário se inscrever clicando aqui. Feito isso, você poderá escolher até dois livros por vez. Na sequência, preencha um formulário e retirem eles na Secretaria Paroquial da Santa Rita (Rua Prudente de Moraes, 692, Jardim Aviação, Pres. Prudente). Mais informações pelo telefone (18) 3223-3634.

Acervo fica localizado na Secretaria Paroquial (Luciana / Cedida)

Vale lembrar que você poderá ficar com o livro durante o período de um mês, podendo ser renovado por mais um mês, caso não houver outros interessados. Zele pelo livro e seja pontual na devolução para não prejudicar outros leitores. Em caso de atrasos, poderá haver suspensão da inscrição e até multa.

“Nossa biblioteca é gratuita e a expansão do nosso acervo depende de doações. Você pode contribuir com doação de livros católicos ou um valor em dinheiro”, afirma a organização do projeto.

Faça seu PIX com a chave CNPJ para 44.859.254/0006-40. Envie o comprovante no número (18) 99140-9679 e diga que o valor é para a biblioteca.

“Entendemos que o encontro que temos com Cristo, por meio dos livros que lemos e refletimos, precisa ser anunciado! A biblioteca é também um meio de evangelização”, finaliza Luciana.