Paróquia promove roda de conversa virtual com o tema “Você tem medo da morte?”

16/10/2020

Nesta sexta-feira (16/10), às 21h, a Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tarabai (SP) e o grupo “Os Filhos de Maria”, realizam uma Roda de Conversa on-line com o tema: “Você tem medo da morte?”

A live vai ser transmitida pela página da paróquia no Facebook e no canal do Youtube. Os convidados para o bate-papo são os ex-seminaristas da comunidade: Aldair Junior e Paulo de Oliveira.

José Ricardo Silva, integrante do grupo “Os Filhos de Maria”, reforça o convite para o evento:

Reflexão

Memento mori: a visão cristã da morte

O que é a morte? A morte é objeto da vontade de Deus? A morte sempre existiu? O que acontece na hora e depois da morte? Por que temos medo da morte?

Estas são perguntas que frequentemente costumamos fazer e sobre as quais o homem refletiu muito ao longo da história. Afinal, ‘é em face da morte que o enigma da condição humana mais se adensa. Não é só a dor e a progressiva dissolução do corpo que atormentam o homem, mas também, e ainda mais, o temor de que tudo acabe para sempre. Mas a intuição do próprio coração fá-lo acertar, quando o leva a aborrecer e a recusar a ruína total e o desaparecimento definitivo da sua pessoa. O germe de eternidade que nele existe, irredutível à pura matéria, insurge-se contra a morte. Todas as tentativas da técnica, por muito úteis que sejam, não conseguem acalmar a ansiedade do homem: o prolongamento da longevidade biológica não pode satisfazer aquele desejo duma vida ulterior, invencìvelmente radicado no seu coração. (Gaudium et spes, n. 18).

Em Cristo, por sua paixão, morte e ressurreição, esse ‘germe de eternidade’ se torna concreto, e a vida e a morte são santificadas. Por isso, ‘enquanto, diante da morte, qualquer imaginação se revela impotente, a Igreja, ensinada pela revelação divina, afirma que o homem foi criado por Deus para um fim feliz, para além dos limites da miséria terrena. A fé cristã ensina que a própria morte corporal, de que o homem seria isento se não tivesse pecado – acabará por ser vencida, quando o homem for pelo onipotente e misericordioso Salvador restituído à salvação que por sua culpa perdera. Com efeito, Deus chamou e chama o homem a unir-se a Ele com todo o seu ser na perpétua comunhão da incorruptível vida divina. Esta vitória, alcançou-a Cristo ressuscitado, libertando o homem da morte com a própria morte. Portanto, a fé, que se apresenta à reflexão do homem apoiada em sólidos argumentos, dá uma resposta à sua ansiedade acerca do seu destino futuro; e ao mesmo tempo oferece a possibilidade de comunicar em Cristo com os irmãos queridos que a morte já levou, fazendo esperar que eles alcançaram a verdadeira vida junto de Deus.’ (Gaudium et spes, n. 18).

*Com contribuição da Pascom Tarabai