Padre José Schwind, do Santuário Nossa Senhora Aparecida, morre aos 90 anos

23/05/2022

É com muito pesar que a Diocese de Presidente Prudente comunica o falecimento do padre José Schwind. Durante 40 anos, doou sua vida para o sacerdócio, como palotino, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes.

Desde o dia 31 de outubro de 2021, aos 89 anos de idade, padre José Cornélius Schwind passou a residir no Seminário Palotino localizado em Londrina (PR), onde existe uma ala preparada para acolher padres idosos.

Nesta segunda-feira, 23 de maio de 2022, recebemos a notícia do seu falecimento em Londrina (PR). Que Deus o acolha e que Nossa Senhora cuide de todos os amigos que sentem sua partida!

Velório e sepultamento: 24/05/2022

• Missa de corpo presente em Londrina – 7h
  • Saída de Londrina – 8h
  • Chegada no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida de Pres. Prudente – 10h
  • Missa exequial – 12h e 15h (transmissão pelo Facebook)
  • Saída em cortejo para Cemitério São João Batista – 16h

História

Nascido na Alemanha no dia 20 de maio de 1932, na cidade de Eisenberg, padre José Schwind veio de uma família de seis filhos. Muito carente, Schwind conta que seu pai era pastor de rebanho na cidade, porém desenvolvia outras atividades.

Pai de José na parte inferior da imagem apascentando os cordeiros no campo (José Schwind / Arquivo)

Durante a infância e adolescência, padre José Schwind conta que viveu em um período de guerras na Alemanha, na qual Hitler comandava a nação. Ele se recorda que, por várias vezes, a Polícia Federal Secreta invadia a sua residência procurando material contra Hitler. O seu medo era que sua família fosse levada para um campo de concentração.

Durante esse período, o padre relatou que eles podiam frequentar a igreja normalmente, mas eram sempre perseguidos pela polícia, afim de evitar que possuíssem e difundissem materiais contra Hitler.

Igreja São João Batista, em Eisenberg, onde José Schwind foi batizado (José Schwind / Arquivo)

Schwind lembra ainda que houve um dia em que o governo decretou que retirassem todas as cruzes de dentro das salas de aula das escolas.

O irmão mais velho do padre tinha o desejo de ser missionário, porém teve o sonho interrompido após medida do governo. Ouça o áudio.

Outra história que Schwind relatou foi do outro irmão, também convocado pelo governo militar. Nessa caso, ele foi preso durante três anos na Rússia, porém conseguiu voltar.

Início do Ministério

Com o sonho de seguir no caminho sacerdotal, José Schwind realizou seus estudos de filosofia na Alemanha, na qual avaliou como “precário”.

Sua entrada para os palotinos ocorreu durante uma missão em que participava. Na ocasião, Schwind conheceu dois missionários dessa sociedade e sentiu o desejo de participar dela também. Com isso, fez um requerimento, respondeu um questionário, passou por exames médico e ingressou para a sociedade. Schwind não cursou o Seminário Menor.

Durante o período no noviciário, os mestres perguntaram a ele se não gostariam de ir para outro país ser missionário. Schwind tinha interesse de ir para a Índia, porém o mandaram ao Brasil, que estava precisando de evangelização e era um país que enviava ajuda financeira para este fim.

Vinda para o Brasil

José Schwind veio para o Brasil em 1954. O embarque ocorreu em Génova, na Itália e, ao chegar no Brasil, desembarcou no porto de Santos (SP), onde foi recebido por padres.

José Schwind aparece no centro da imagem junto com outros amigos seminaristas já no Brasil (José Schwind / Arquivo)

Durante um período ficou na Casa Fundamental dos Palotinos. Depois, Schwind e alguns colegas se dirigiram de trem para Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para conseguirem chegar a uma cidade do interior para cursarem Teologia, que ele classificou como um estudo “primitivo” mediante muitas dificuldades com as condições do local.

Um dos exemplos que Schwind deu foi a respeito do banho, que ocorria apenas uma vez na semana, de uma água gelada que descia do monte em um cano colocado na parede.

Depois de alguns anos estudando, Schwind foi ordenado diácono em 1957 e após alguns meses consegue receber o ministério presbiteral em Jacarezinho (PR). Na cidade do Paraná, trabalhou cerca de cinco anos no Colégio Cristo Rei como diretor disciplinar.

O padre José Schwind já exerceu seu ministério em Jacarezinho (PR), São Paulo (SP), Cornélio Procópio (PR), Londrina (PR), Curitiba (PR) e Presidente Prudente (SP).

Chegada ao Santuário

No dia 20 de janeiro de 1981 veio para Presidente Prudente (SP). Porém, anos antes já havia passado pela cidade, mas voltou para Paraná como reitor e diretor espiritual do Seminário Maior. Em 2021, Schwind completou 40 anos no Santuário Diocesano.

No dia 31 de outubro de 2021, aos 89 anos de idade, padre José Cornélius Schwind passou a residir no Seminário Palotino, em Londrina (PR).

Padre José juntamente com a comunidade do Santuário N. S. Aparecida (Facebook Roberto Silverio / Reprodução)