Monsenhor Miguel Valdrighi escreve texto contando trajetória no Seminário

Pastoral da Comunicação

15/12/2019

No último dia 7 de dezembro, o Seminário Nossa Senhora Mãe da Igreja se despediu do ex-reitor, monsenhor Miguel Valdrighi. Após 13 anos e meio à frente da instituição, Miguel Valdrighi segue para novos desafios na diocese.

Como forma de relatar sobre sua experiência no seminário, o ex-reitor escreveu um texto, que você pode conferir na íntegra apresentado abaixo:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

Passei de 07/02 até 08/12/06. Depois, de 08/12/09 a 08/12/15 e agora de 31/12/17 a 08/12/19 no Seminário, servindo como reitor foram 13 anos!

A velha cozinheira, Rosa, que já conhecera Padre João Goetz, padre Expedito, padre Hilário Felici, disse: – “Esse não vai aguentar seis meses!”

Eu me espanto porque, bem eu que não vivi num seminário na adolescência e juventude, agora tive de assumir um oficio, para mim, de tudo novo. “Se o Senhor não tivesse estado conosco teríamos sucumbido!”

O quê poderia resumir desses 13 anos?

Solidão, sacrifícios assumidos voluntariamente, como ouvi tantas vezes na infância:- “sentir-me num mato sem cachorro!”. Não havia para quem perguntar. A resposta era: “se vire!”

Mas, Deus é maravilhoso como sempre se revela. Jamais faltou coisa alguma.

Professores admiráveis foram a consolação que eu tive, foram o apoio, o incentivo e muito mais. Saudá-los, incentivá-los, foi a maior alegria de 13 anos.

Transportá-los de carro, buscar e levar, em vista da minha aversão pelo volante, foi o sacrifício que ofereci pela minha conversão.

Quanto aos seminaristas, que são a única razão do seminário, nem sei como descrever… O meu coração se misturava aos deles. Sentar-me na “guarita”, tê-los sentados nos bancos do corredor e ouvi-los, responder-lhes as perguntas óbvias e até petulantes constituía uma alegria, uma consolação indizível.

Vêm-me na memória os rostos de cada um. Tenho-lhes um grande afeto de pai. Como desejei que crescessem e aprendessem o máximo, que fossem adiante, que tivessem a mesma realização que faz o júbilo da minha vida: que chegassem ao sacerdócio ministerial!

E se não foram por esse caminho, como rezei pedindo a Deus que progredissem e tivessem o maior sucesso em suas escolhas. Se aconselhei muitos até a deixarem o seminário foi com grande dor no coração, foi inevitável…

Se muitos saíram por vontade própria, com toda compreensão entendi, mas, por dentro teria chorado por eles, mais ainda, por aqueles que têm grande talento, como seria bom que fossem padres.

As indisciplinas? Chamei a atenção, corrigi, e por dentro me diverti com a energia e as manifestações próprias de quem é jovem.

Enterneci-me com a devoção de todos nos terços, nas vias-sacras, nas adorações, nas serenatas, nas poesias no refeitório… que jovens admiráveis eu tive comigo… Como Deus foi bom em minha vida.

A que direção isso me leva de agora em diante?

A uma velhice de muita oração por todos, benfeitores, professores e seminaristas. Pelos que continuam, pelos que saíram, invocarei bênçãos e graças sobre todos.

Outros trabalharam tanto no seminário:

Goetz– um baluarte heroico, artista e santo.

Hilário– por pouco tempo e deixou sua marca.

Expedito– abnegado, muitas vezes incompreendido, até caluniado, mas, perseverante e tenaz.

Paulo Valeriano– idealista e amoroso pelas vocações.

Gerisvaldo– quis sempre o melhor para o seminário!Outros trabalharão no seminário.

Primeiro o padre Anderson Félix da Silva que conheço desde a sua adolescência. Tem tudo para ter grande êxito: o ideal do sacerdócio, a força da juventude, a experiência escolar exitosa, a experiência dolorosa da vida dura na sua infância e adolescência, o exemplo de uma mãe santa: Santa Genivalda! Corajosa, lutadora, tenaz…

Será, sem dúvidas, reitor por muitos anos. Nas minhas súplicas eu o tenho com carinho e admiração. Consagro-o a Maria, a Mãe dos vocacionados e dos sacerdotes.

Fiz o que pude, com gosto, com liberdade, de todo o meu coração. Sinto-me feliz. Sinto uma tremenda saudade!

Padre Miguel

Comentários

  • Sônia Aparecida Miranda Zanoni - Pres.Prudente-SP postado em 17/01/2020 ás 21:19

    Me faltam palavras, para falar do Monsenhor Miguel. Sou abençoada com sua Amizade e poder conviver com ele no Seminário é infinita a Alegria. Sua SABEDORIA , seu sacerdócio , ALEGRIA em tudo que realiza. É ADMIRÁVEL, exemplo a seguir. Deus o Abençoe Grandemente!! Nosso Amado Amigo Monsenhor Miguel Valdrighi. Obrigada

  • Pastoral da Comunicação postado em 18/12/2019 ás 13:50

    Muito obrigado pelo comentário, Nadir. Deus o abençoe!

  • Pastoral da Comunicação postado em 18/12/2019 ás 13:49

    Muito obrigado pelo comentário, Carmem. Deus o abençoe!

  • Pastoral da Comunicação postado em 18/12/2019 ás 13:49

    Muito obrigado pelo comentário, Nivalda. Deus te abençoe!

  • Pastoral da Comunicação postado em 18/12/2019 ás 13:48

    Muito obrigado pelo comentário, Jânio. Deus o abençoe!

  • Jânio Ferreira da silva - Presidente Prudente-Sp postado em 17/12/2019 ás 10:21

    Feliz aqueles que o tiverem como pastor.Com certeza seus ensinamentos levaremos para toda a vida.Deus abençoe.

  • Nivalda Aparecida Silva - Presidente Prudente - São Paulo postado em 17/12/2019 ás 02:45

    Muito me alegra ter servido no Seminário Mãe da Igreja por 12 anos como Professora de Literatura e Redação. Comecei em 2000 quando o então, Monsenhor Expedito era o Reitor. Depois Pe. Paulo Valeriano e, por fim, Monsenhor Miguel. Poucos foram os meninos que passaram por mim que tornou-se Sacerdote, mas oro por todos eles. Dava-me um prazer enorme quando chegavam as terças e sextas feiras que eram meus dias de aula com eles. Infelizmente adoeci e tive que deixar meus meninos e os pães maravilhosos de Dna. Rosa. rsrsrs Fui até onde minha saúde deixou! No entanto, feliz por ter feito minha parte. Hoje estou bem com a graça de Deus e servindo o Ministério de Leitor na Paróquia São José! Aonde quer que vá Deus estará sempre contigo meu querido véio, Pe. Miguel.

  • Carmem Sylvia Borges Tibério - Brasília DF postado em 17/12/2019 ás 00:10

    Esse é meu tio querido. Com tanta competência para cuidar dos seminaristas, dos sobrinhos... dos filhos dos sobrinho... De quem quisesse ou precisasse de uma boa palavra...um bom conselho. Uma bênção essa sua vocação. Que Deus a conserve.

  • Nadir Aparecida Cardoso - Pres Pte postado em 16/12/2019 ás 23:13

    Que profundo Mons Miguel, temos tambem como igreja um grande carinho pelo Senhor!! Que o Espirito Santo lhe de muita paz e sabedoria sempre!! Um forte abraço.

  • José Luiz dos santos - Castilho Sp postado em 16/12/2019 ás 17:50

    Meu comentário é apenas de agradecimento...por tantas vezes a procura de conselho encontrei no monsenhor respostas que me fez entender o "Amor" de plano de Deus... talvez sem perceber alguns puxões de orelhas necessários na palavra...um despertar...obrigado monsenhor...obrigado pelo salmo 61 que guardo no meu coração...Deus te de paz e tranquilidade a vossa vida sempre e espero velo novamente. abraço !

Deixe seu comentário!

Onda Viva