Monsenhor Jésus completa 50 anos de ordenação sacerdotal na diocese

Evandro Marques / Pascom Diocesana

22/01/2021

Há 50 anos, monsenhor Jésus Pereira dos Anjos era ordenado na Catedral São Sebastião de Presidente Prudente (SP). Mineiro, 84 anos de idade, o monsenhor celebra, no próximo domingo (24/01), o Jubileu de Ouro Sacerdotal.

“Posso dizer que apesar de todas as limitações, desafios e adversidades próprias do ministério ordenado, vivi a plenitude da minha vida porque sempre levei muito a sério o chamado do Senhor”, destaca o sacerdote.

A Paróquia São João Batista de Pirapozinho (SP), comunidade em que ele atua até hoje, convida os fiéis para a Solene Celebração Eucarística em Ação de Graças pelo Aniversário de Ordenação Sacerdotal do monsenhor. Será às 19h, com transmissão ao vivo pela página da igreja no Facebook, Youtube e pela Rádio Novo Milênio 104,9 FM.

(Paróquia S. J. Batista / Arte Divulgação)

História

Jésus Pereira dos Anjos nasceu no dia 11 de maio de 1936, na cidade de Capela Nova das Dores, interior de Minas Gerais. Filho de Joaquim Moreira dos Anjos e Geralda Gomes Pereira, é o primeiro filho (primogênito) dentre seis irmãos.

Batizado no dia 30 de maio de 1936, fez a Primeira Eucaristia com sete anos de idade e foi crismado aos nove anos. Coroinha desde pequeno na cidade onde residia, pertenceu à Cruzada Eucarística infantil. Em sua juventude foi membro da Congregação Mariana.

De acordo com monsenhor Jésus, a vocação ao sacerdócio surgiu desde pequeno. Ele conta que foi uma longa caminhada com dúvidas e provocação. Aos 16 anos de idade, em 1952, mudou-se para Pirapozinho (SP).

“Confesso que não foi fácil chegar à decisão de dar uma resposta positiva a este chamado que tanto me inquietava. Para isto, foi necessário fazer ruptura com a vida de jovem liberal e que trabalhava desde pequeno para ajudar as despesas de casa”, afirma o monsenhor.

Seminário

Em 1961, ingressou no Seminário Cura D’Ars, em São Paulo (SP), onde cursou o antigo colegial (Ensino Médio). Foi o primeiro seminarista vindo da Diocese de Presidente Prudente. Na época ainda não havia Seminário Menor na diocese.

No ano de 1964, foi para Aparecida (SP), no Seminário Bom Jesus, onde cursou o primeiro ano de Filosofia. Já em 1965, retornou para a capital e, no Seminário Nossa Senhora da Assunção no bairro Ipiranga, concluiu o curso de Filosofia e Teologia.

Jésus e amigos em frente ao Seminário de Filosofia em Aparecida (Paróquia S. J. Batista / Cedida)

Ordenação

No dia 24 de janeiro de 1971, monsenhor Jésus foi ordenado Presbítero pela imposição das mãos de Dom José Gonçalves da Costa, na Catedral de São Sebastião, em Presidente Prudente (SP).  

“Foi tudo muito simples, sem ostentação. A Catedral estava sem ornamentação, sem fotógrafos, apenas alguns padres da Diocese, dois vigários da Catedral, Pe. Zavariz (colega de turma da Diocese de Lins), paroquianos de Pirapozinho (SP) e meus familiares”, destaca o monsenhor.

Aos seminaristas que estão rumo ao sacerdócio, monsenhor Jésus deixa um recado importante: “Escutem o chamado do Senhor, isso é fundamental. Não basta ter uma inclinação interior ou um simples desejo de servir à Igreja. Somente um profundo amor a Deus e uma resposta verdadeira e concreta poderá sustentar um tempo de formação e tomar consciência que o pleno exercício do ministério ordenado exige muita seriedade, renúncia e lembrar que não é brincadeira”.

Vida sacerdotal

A primeira missa celebrada pelo monsenhor foi na Paróquia São João Batista, em Pirapozinho (SP), e foi organizada pelas Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, que na ocasião trabalhavam na cidade.

Após a ordenação, os padres da Catedral foram transferidos e o monsenhor foi substituí-los em Presidente Prudente (SP), por um breve período até o retorno do bispo, que estava participando de uma Assembleia, em Belo Horizonte (MG).

No dia 7 de março de 1971, tomou posse da maior paróquia em extensão territorial do Estado de São Paulo. Na ocasião, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Teodoro Sampaio (SP) abrangia também Euclides da Cunha Paulista (SP) e Rosana (SP), ou seja, grande porção do Pontal do Paranapanema.

“Vi nesta região muita miséria e pobreza. Isso me fez crescer espiritualmente e conhecer profundamente os desígnios de Deus para a minha vida. Procurei servir este povo com zelo e com muita caridade, crescendo cada vez mais no Amor a Deus e compreendo a razão pelo qual me fiz padre”, enfatiza o monsenhor.

Monsenhor assistindo um casamento em Teodoro Sampaio (Paróquia S. J. Batista / Cedida)

Trabalho pastoral

Na época, o sacerdote conta que a catequese era realizada embaixo de árvores, na praça, na porta da Igreja, em barracas improvisadas, de forma bem simples.

Com a ajuda de alguns leigos, foi criado o Centro Social Nossa Senhora Aparecida, com a finalidade de cuidar das crianças carentes e as famílias de Teodoro Sampaio (SP). Hoje, em reconhecimento do seu trabalho, o local recebe o nome de “Centro Educacional Infantil Mons. Jésus Pereira dos Anjos”.

Monsenhor Jésus durante rito do Batismo em Teodoro Sampaio (Paróquia S. J. Batista / Cedida)

Sobre a locomoção na região, o monsenhor conta sobre as dificuldades em percorrer aquele longo território. “Muitas vezes fiquei horas e até noites com o carro quebrado nas estradas esperando que aparecesse um ‘filho de Deus’ que pudesse me oferecer ajuda. Outras vezes, o carro ficava atolado nas estradas sem pavimentação. Era um verdadeiro desafio atender as outras comunidades, a zona rural, as ilhas, e, mais tarde os inúmeros assentamentos. ”

Na Diocese de Presidente Prudente, exerceu diversos serviços de coordenação: Vigário Episcopal da 3ª Região por vários mandatos; Vigário Episcopal da 2ª Região, Membro do Conselho de Presbíteros, Membro do Colégio dos Padres Consultores, Confessor do Seminário Menor, entre outros.

Monsenhor Jésus tem 84 anos, sendo 50 dedicados ao sacerdócio (Paróquia S. J. Batista / Cedida)

Ação Social

No campo social, monsenhor Jésus acompanhou desde o início a luta dos Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pela conquista da terra na região. “Vivi as experiências bem de perto dos trabalhadores rurais e os diversos conflitos do MST. Intercedi junto aos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, também poder judiciário a favor da vida e dignidade do povo”.

Monsenhor durante missão na região pastoral de Teodoro Sampaio (Paróquia S. J. Batista / Cedida)

Em Teodoro Sampaio (SP) e Euclides da Cunha Paulista (SP), exerceu o sacerdócio durante 31 anos.

Pirapozinho

Em 2002, foi transferido para a Paróquia São João Batista de Pirapozinho (SP) onde está até hoje.

Com a ajuda do padre Dirceu Montovani, incentivaram as pastorais e movimentos com reuniões, cursos de formação, curso de Teologia Bíblica, proporcionando a toda comunidade católica uma maior e melhor participação na vida comunitária e nas celebrações litúrgicas.

Foram os responsáveis pela construção do Centro de Formação e de capelas.

Padre Dirceu ao lado do monsenhor Jésus durante missa em Pirapozinho (Paróquia S. J. Batista / Reprodução)

Que a determinação e a garra do monsenhor Jésus nesses 50 anos sirvam de inspiração para os seminaristas e diáconos no caminho sacerdotal. “O sacerdócio exige a educação para uma vida ascética que capacite para a disciplina, a renúncia, a mortificação e o domínio dos sentidos. A formação deve ajudar a alcançar uma liberdade interior que disponha os candidatos para o seguimento de total doação a Cristo e ao serviço dos homens”, destaca o sacerdote.

Deixe seu comentário!

Onda Viva