Leigos da diocese criam grupo para rezar terço e partilhar testemunhos

Evandro Marques / Pascom Diocesana

29/01/2021

Como nos ensina na Bíblia, onde dois ou mais estiverem reunidos em nome de Deus, ali Ele se fará presente (Mt 18, 20). Assim acontece na diocese e até mesmo na internet. Nomeado Beato’s Club, um grupo de leigos de diversas paróquias uniu-se para rezar diariamente o Santo Terço, de forma virtual.

“O objetivo do Beato’s Club é rezar pelas intenções particulares de cada um dos amigos que estão no grupo, por aqueles que através das redes sociais pedem nossas orações e também matar a saudade de alguns que não víamos há algum tempo” destaca Giovanna Dias Pittarello, 27, uma das responsáveis pelo projeto.

Iniciado no dia nove de dezembro de 2020, hoje o grupo conta com cerca de 25 jovens e adultos de paróquias de Presidente Prudente (Paróquia São Francisco de Assis, Paróquia São Judas Tadeu, Paróquia São José, Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Paróquia Santo Antônio de Pádua, Santuário Diocesano Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, Paróquia Menino Jesus de Praga, Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Santa Rita de Cássia), de Álvares Machado (Paróquia São José), Lucélia (Paróquia Sagrada Família), Taciba (Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição) e, até de mesmo, São Paulo (Paróquia São Mateus Apóstolo).

Os encontros ocorrem diariamente, à noite, por chamada de vídeo, no WhatsApp ou no Google Meet, dependendo de quantas pessoas forem participar. Na ocasião, os leigos rezam o terço, apresentam as intenções particulares e fazem um momento de partilha.

“Graças a Deus, hoje, temos os meios digitais que podem nos conectar até com pessoas que estejam do outro lado do mundo. Mas se fosse há 10 ou 15 anos, não teríamos essas ferramentas. Então, utilizamos os recursos que temos disponíveis e aproveitamos para permanecermos unidos em Cristo através desses meios”, afirma Pittarello.

Parte do grupo que participa do Beato’s Club (Giovanna Pittarello / Cedida)

História

De acordo com Giovanna Pittarello, a ideia surgiu quando o seu namorado, morador de São Paulo (SP), escreveu uma carta pedindo para que o casal rezasse o terço de Nossa Senhora Aparecida e intercedesse para a descoberta de um emprego para ele em Presidente Prudente (SP), e, assim pudessem morar mais próximos.

Giovanna e o namorado durante o momento de oração (Giovanna Pittarello / Cedida)

“Nós mantemos um relacionamento a distância há sete anos e buscamos sempre ter a oração e a fé como nossos alicerces. Comentei com a minha amiga de trabalho sobre o interesse do Douglas (namorado) em rezar o terço e ela me contou que iria iniciar a novena de Santa Terezinha das Rosas e do Menino Jesus e se ofereceu para nos ajudar a rezar a novena. Comentamos também com o nosso amigo Victor, seminarista, e, assim demos início ao pequeno grupo de oração que era apenas nós quatro”, conta Giovanna Pittarello.

Primeira publicação nas redes sociais com o quarteto (Giovanna Pittarello / Cedida)

Segundo Pittarello, ao final do encontro, eles postam um print da vídeo-chamada nas redes sociais, o que atraiu o interesse de novas pessoas para participarem. “Hoje estamos com um grupo bem maior e tem sido maravilhoso. Mesmo que a graça pedida pelo emprego ainda não tenha acontecido, muitas outras graças foram recebidas. ”

Para o seminarista do 2° ano de Filosofia, Victor Hugo Capelli, a pandemia distanciou o hábito da oração em grupo de forma presencial, mas abriu chance para uma nova união.

“Os encontros de orações e partilhas realizados pelo ‘Beatos Club’ ajudaram não somente a mim em alguns momentos, como também a todos que participam a se revigorarem. O fato de estarmos juntos, mesmo que on-line, nos proporcionou momentos de reflexão espiritual, abastecimento da fé, testemunho e muita amizade”, afirma o seminarista.

Evangelização

O momento da pandemia impossibilitou diversas atividades de serem realizadas presencialmente, mas não foi motivo de desculpa para dificultar a evangelização, é o que pensa Giovanna Pittarello.

“Jovens, sejam ousados! Deus usa dos ousados. Criem grupos de oração, liguem, mandem mensagem e, acima de tudo, evangelizem através da internet e redes sociais. Já dizia o Papa João Paulo II: ‘A igreja só será jovem, quando o jovem for igreja’”, enfatiza Pittarello.