Espaço foi criado para atender normas estabelecidas na legislação (Canal Wilson vergo / Reprodução)

Lar São Rafael inaugura nova ala para atender idosos

Estrutura comporta até 83 idosos e conta com 28 novos dormitórios

Evandro Marques / Pascom Diocesana

26/11/2019

O Lar São Rafael inaugurou no domingo (24/11) uma nova ala com estrutura equipada para atender os 83 idosos que já vivem no lar. A cerimônia contou com a celebração da missa, bênçãos e confraternização em Presidente Prudente (SP).

Com a nova dependência a capacidade continuará a mesma, pois a construção foi feita para atender às adequações solicitadas pela Vigilância Sanitária.

Inauguração trouxe 28 novos dormitórios para o Lar, beneficiando 83 idosos (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

A nova ala da instituição conta agora com dois pavimentos com 28 dormitórios, salão de festas com cozinha, churrasqueira, banheiros com acessibilidade, em um espaço de 3.053,13 mil metros quadrados.

Construção recebeu doações voluntários, colaboradores e da população de Presidente Prudente (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

De acordo com a instituição, as obras foram necessárias para atender à legislação (Resolução da Diretoria da Vigilância Sanitária – RDC 283 / 2005), que permite apenas quartos com quatro camas.

Novos dormitórios se adequam à legislação, que estabelece quantidade de camas por quarto (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

A missa de inauguração do espaço foi presidida pelo monsenhor Miguel Valdrighi, atual reitor do Seminário Diocesano, e concelebrada pelo padre Sanderson Vergara da Paróquia Menino Jesus de Praga (Presidente Prudente).

Missa foi celebrada na capela localizada dentro do Lar (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Após a celebração, monsenhor Miguel Valdrighi juntamente com as irmãs dos Anciãos Desamparados realizaram o corte da fita, inaugurando o espaço.

Irmãs dos Anciãos Desamparados foram quem cortaram a fita inaugurando o novo espaço (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Logo mais, o monsenhor se dirigiu aos quartos para abençoar os novos espaços com a água benta. Na ocasião, também houve uma confraternização com todos os presentes.

Monsenhor Miguel Valdrighi realiza aspersão com água benta no local (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

As obras tiveram início no mês de abril de 2015. A maior parte dos investimentos veio por meio doações de voluntários, colaboradores e a população de Presidente Prudente (SP).

Histórico

Fundado em 15 de dezembro de 1963, o Lar São Rafael proporciona assistência material, moral, intelectual, social e espiritual em condições de liberdade aos idosos do local, respeitando o que é estabelecido no Estatuto do Idoso e nas demais legislações em vigor. O local é administrada pelas Irmãs que pertencem à Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados.

Irmãs dos Anciãos Desamparados são as responsáveis por cuidar dos idosos dos locais (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Segunda a instituição, o principal objetivo é promover o bem-estar e a acolhida aos idosos independentemente de raça, sexo, idade, cor ou gênero. Atualmente o espaço abriga 47 homens e 36 mulheres.

O Lar São Rafael fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, 1670, em Presidente Prudente (SP). O telefone de contato e para fazer doações é o (18) 3223-2719.

Missa aconteceu na tarde desse último domingo, dia 25 (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)
Após a cerimônia, aconteceu uma confraternização no salão do local (Messias Araujo / Pascom Diocesana)