Mais de 280 crianças são atendidas na creche e no abrigo do Lar (Site Lar dos Meninos / Reprodução)

Lar dos Meninos completa 63 anos de fundação em Presidente Prudente

Evandro Marques / Pascom Diocesana

14/02/2020

Neste dia 14 de fevereiro, o Lar dos Meninos de Presidente Prudente (SP) comemora 63 anos de fundação. Com o objetivo de acolher crianças em situação de risco, a instituição é uma organização filantrópica beneficente que atua na defesa dos direitos da criança, adolescente e famílias.

Desde 1957, o Lar reúne muitas histórias de lutas e conquistas. A entidade atua com múltiplas ações nas áreas de assistência social e educação infantil, desenvolvendo projetos nos municípios de Presidente Prudente (SP) e Álvares Machado (SP).

História

Fundada há mais de seis décadas por um grupo de pessoas da sociedade, a entidade desenvolvia apenas serviços de acolhimento a meninos em situação de risco social e pessoal. A partir da década de 80 ampliou o atendimento às crianças do sexo feminino.

Com o intuito de contribuir com a diminuição da injustiça social, e realizar a promoção humana, a partir do ano de 1993, o Lar dos Meninos iniciou as atividades de sua filial no Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado (SP), implantando ações sócio educativas e finalizou este serviço em agosto de 2016.

Em 1998, começou a trabalhar com projetos de educação infantil, afim de garantir o direito ao acesso a educação na primeira infância, com condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social.

Atualmente, a entidade filantrópica desenvolve dois tipos de trabalhos em Presidente Prudente (SP: o abrigo que atende 34 internos de 0 a 18 anos; e a creche com 247 alunos. O presidente é o padre palotino Roberto de Paula Silvério, que atua no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Presidente Prudente (SP).

*Com informações do site do Lar dos Meninos.