Irmãs Carmelitas fundam primeira Casa de Contemplação do Brasil em Presidente Epitácio

Evandro Marques / Pascom Diocesana

19/07/2021

No último dia 16 de julho (sexta-feira) ocorreu um fato inédito para a Diocese de Presidente Prudente. As Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo fundaram a primeira Casa de Contemplação e Ano Sabático do Brasil em Presidente Epitácio (SP).

“Nós vemos [a fundação da casa] como uma resposta de Deus. Nós ganhamos duas casas na Itália e aqui no Brasil é a primeira. É um sonho da nossa fundadora e do nosso instituto que se concretiza aqui na diocese”, enfatiza a superiora geral, madre Raquel Cristina Santana Canôas.

Padres, frei, seminaristas, irmãs e comunidade paroquial participaram da celebração (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Missa de Fundação

Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu a celebração de fundação da Casa Provisória Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, onde passaram a morar cinco irmãs carmelitas. O mosteiro definitivo está em processo de projeção e construção e será na área rural de Presidente Epitácio (SP).

Santa Missa foi realizada na Paróquia Sagrada Família (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Durante a homilia na Santa Missa de acolhida, realizada na Paróquia Sagrada Família, em Presidente Epitácio (SP), o bispo destacou a importância dessa fundação e acolheu as carmelitas.

“É uma grande graça que estamos alcançando. Essa casa vai marcar a minha vida, meu episcopado. Será como uma referência para que muitos irmãos sejam associados a casa divina. Peçamos bênçãos e graças pelas irmãs para que possam sempre ficar unidas a Cristo e por todos nós”, afirma Dom Benedito Gonçalves.

Dom Benedito acolheu as irmãs e destacou a importância do mosteiro para a diocese (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Padre Tiago da Silva Carvalho, atual vigário, agradeceu, em nome do clero, a vinda das irmãs. “Nós sabemos que carecemos de um coração vivo e pulsante, que pudesse resplandecer e iluminar nossas paróquias e comunidades. Com certeza, o Senhor nos alegra, pois traz a nossa diocese esse trabalho tão bonito.”

Durante a Missa, foram entregues mimos para as irmãs como forma de agradecimento. A superiora geral, madre Raquel, discursou: “Hoje é um dia de grande festa para nós, de grande alergia. Queríamos muito uma Casa de Contemplação no Brasil. Deus dá esse presente para a diocese e para nós, como instituto”.

Irmã que residirá na casa recebendo flores do doador do terreno do futuro convento (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Após a celebração, Dom Benedito levou o Santíssimo Sacramento para abençoar o terreno, localizado na área rural da cidade, onde será construído o futuro convento carmelita. O local é fruto de uma doação de um leigo da comunidade para o Instituto.

Dom Benedito, com o Santíssimo Sacramento, a caminho do local onde será o futuro convento (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Pedra fundamental

Na ocasião, foi lançada a pedra fundamental dando início a construção. As cores do monumento foram utilizadas para lembrar o escapulário das Carmelitas. Dentro foi colocado um espelho, atrás da pedra, com o intuito de, ao olhar a pedra fundamental, você se veja participando da construção deste sonho de Deus.

Monumento com a pedra fundamental foi construído no local onde será o convento (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Foram plantadas 24 rosas ao entorno como forma de homenagear a Santa Teresinha. Além disso, no monumento, foi pregada uma placa com a passagem de Ageu, que segundo os idealizadores, são palavras que Deus disse como confirmação quando rezaram no monte.

Dom Benedito (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Em breve será colocada uma Imagem de Nossa Senhora do Carmo de 1,80 metros. Para saber mais sobre o projeto e ver fotos de como será a fachada do mosteiro, clique aqui.

Na sequência, Dom Benedito levou Cristo Eucarístico até a Casa Provisória, localizada na Rua Antônio Marinho de Carvalho Filho, 525, onde abençoou os espaços e acolheu as irmãs.

Missa de fundação encerrou com momento de adoração ao Santíssimo na Casa Provisória (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Vida na Casa Provisória

As irmãs carmelitas ficarão residindo na Casa Provisória até o convento ser construído. A atual residência foi adaptada para receber as irmãs, que passam a ficar em regime de clausura constitucional.

Fachada da Casa Provisória localizada em Presidente Epitácio (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

“A partir de agora, elas vão começar a organizar momentos de oração com as pessoas. Vão ter horários que as pessoas vão poder participar das missas diárias, da Adoração Eucarística, oração conduzida, partilha e atendimento individual. Grupos também poderão vir para passar um dia de oração com as irmãs”, explica a madre.

Quatro das cinco irmãs estão na Casa de Contemplação de forma definitiva. São elas: Irmã Luciana Teixeira da Silva (responsável pela casa), Irmã Maria Telma Ramos Beckhauser, Irmã Maria Dalva de Castro Dourado e Irmã Silvana do Rosário Campos e Irmã Cynthia Elaine de Lima Bastos. Já a quinta carmelita, Irmã Cintialaine, está na casa para vivenciar o Ano Sabático.

De início, cinco irmãs carmelitas residirão na Casa Provisória (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

A Irmã Luciana Teixeira da Silva tem 17 anos de vida religiosa como carmelita e assume na casa a função de superiora local. Ela residia na Casa de Contemplação da Itália antes de vir para Presidente Epitácio (SP).

“Esta fundação é um carinho de Deus na minha alma. Me sinto um pequeno grão de areia no meio desta construção tão maravilhosa que Deus está realizando neste lugar. Vivi nove anos na Casa de Missão nosso Instituto e meu desejo era evangelizar o mundo inteiro. Conforme eu vivia o apostolado, eu sentia uma força interior muito grande, que era da oração de outras pessoas. Foi aí que eu decidi me dedicar na oração para que a obra do apostolado pudesse ser sempre abundante em toda a Santa Igreja”, destaca a Irmã Luciana.

Irmã Luciana será a responsável pela Casa Provisória (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

A fundação do monteiro e instalação das irmãs é uma parceria entre a Diocese de Presidente Prudente e o Instituto das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo firmada oficialmente no dia 1° de maio, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Presidente Prudente (SP).

Parceria entre a Diocese e o instituto foi firmada dia 1° de maio (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

O Instituto

O Instituto das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo conta com cerca de 200 irmãs espalhadas pelo mundo. Segundo a superiora geral, ao longo do tempo, a ideia é trazer mais irmãs para viverem na casa.

Instituto conta com cerca de 200 irmãs carmelitas (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Existem dois tipos de casas coordenadas pelo instituto: as de Missão e as de Contemplação. As irmãs que fazem parte da Casa de Missão são aquelas que realizam apostolados externos, trabalhos de evangelização de jovens e adultos, animam grupos de oração, pregação de retiro, missões e catequese. Já as da Casa de Contemplação, que é o caso de Presidente Epitácio (SP), as irmãs fazem a opção de um recolhimento maior, de uma vida de oração, silêncio, adoração e podem realizar apostolados internos.

“Na Casa de Missão, elas tem uma vida de oração, porém as irmãs vão ao encontro das pessoas através da evangelização. Já na Casa de Contemplação, elas tem uma vida mais ritmada com todos os horários de oração e são as pessoas que vem ao encontro, buscar uma palavra, rezar, fazer um momento de oração”, destaca Raquel

Irmãs Carmelitas reunidas no local que será construído o convento (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Serviço

A Casa Provisória Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face já conta com missas diárias no período da manhã. É de segunda a sábado, às 8h30, e aos domingos às 7h30. Atendimento com as irmãs já podem ser agendados pelo WhatsApp (11) 91040-6680.

O local fica na Rua Antônio Marinho de Carvalho Filho, 525, em Presidente Epitácio (SP). Para participar é necessário utilizar máscara e respeitar o distanciamento social.

A Diocese de Presidente Prudente parabeniza e agradece todos os envolvidos, direta e indiretamente, nessa obra de fé e evangelização!

Doação

A construção do mosteiro depende de sua ajuda! Você pode contribuir por meio do envio para a conta bancária ou pela chave PIX do Instituto:

Banco Sicoob S.A.

Agência: 3209 / Conta: 11000202-4

CNPJ: 31.795.586/0001-51

Chave PIX (e-mail): casacontemplacaosantateresinha@gmail.com

Comentários

  • Pastoral da Comunicação postado em 23/02/2022 ás 12:51

    Boa tarde, por favor, entre em contato com as Irmãs Carmelitas pelo número (11) 91040-6680.

  • Ceres Guimarães - Amparo-SP postado em 09/02/2022 ás 11:19

    Bom dia irmãs Parabéns pelo trabalho da nova casa de Contemplação. Eu sou viúva a 6 anos e tenho 56 anos estou querendo entrar oara o convento tenho já aposentadoria pós morte do meu marido .Poderiam me ajudar? Sou ministra da Eucaristia e ajudo na igreja com o Santissimo em Pinhalzinho-SP e reso o rosario todo dia graças a Deus por isso gosto do convento da Carmelitas Tenho uma tia no convento da irmãs enclausurados também acho que minha tia resolveu muito por min poder estar na graça de Deus e decidir por fraca Divina or para o convento. O que eu puder ajudar no convento é tiver ao meu alcance contem comigo! Meu whats app 11-97317-4630

  • MARIA DAGMAR ARAUJO SILVA - VARJAO DE MINAS postado em 28/01/2022 ás 07:55

    Bom dia amadas de Deus! Fiquei muito feliz com a participação de vocês no Santo Rosário, o qual acompanho desde a quaresma passada graças a Deus. E mais feliz por saber que existe pessoas abençoadas iguais a vocês, rezando diuturnamente em favor da Igreja e do mundo. Deus abençoe vocês sempre e continue perseverando na fé. Nas minhas singelas orações irei pedir a Deus por vocês. Fico no aguardo do numero pra concorrer o celular. muito obrigada!

Deixe seu comentário!

Onda Viva