Irmãs Carmelitas anunciam instalação de Casa de Contemplação e Ano Sabático

15/01/2021

Neste ano de 2021, a Diocese de Presidente Prudente se prepara para acolher um grupo das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, que fundarão uma “Casa de Contemplação e Ano Sabático”. O local será em Presidente Epitácio (SP) e o terreno da obra foi fruto da doação de um fiel.

Fundação

No dia 24 de janeiro (domingo), a Diocese de Presidente Prudente firmará o contrato com o Instituto fundando oficialmente a “Casa de Contemplação e Ano Sabático”. No dia, haverá uma Santa Missa presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, na Paróquia Sagrada Família de Presidente Epitácio (SP).

A celebração será animada pelas Irmãs Carmelitas e tem como objetivo mostrar à comunidade diocesana o rosto e o carisma das Irmãs, bem como trazer a espiritualidade da “Casa de Contemplação e Ano Sabático”.

Início das atividades

As atividades do instituto estão previstas para iniciarem no dia 16 de julho de 2021, Dia da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo. De acordo com a superiora geral, Irmã Raquel Cristina Santana Canôas, no primeiro momento, a diocese cederá um local provisório na cidade de Presidente Epitácio (SP), que acolherá cinco religiosas vindas da Itália.

“Nossa expectativa principal é corresponder ao desejo de Deus, que a comunidade seja um lugar de oração, um lugar aonde as pessoas encontrem, ouçam, experimentem Deus, através do silêncio, da alegria e do testemunho das Irmãs”, destaca a Irmã Raquel.

De acordo com a religiosa, conforme for sendo possível acolher novas Irmãs no local, futuramente outras serão enviadas para compor a comunidade.

Construção

A área onde será construída a casa foi fruto de uma doação de um leigo da comunidade de Presidente Epitácio (SP), que desejava que o local fosse destinado a oração, em especial a Adoração Eucarística.

“Este fato ecoou no nosso coração como uma resposta de Deus que nos levava a fazer a experiência de Abrão: “Vai para a terra que eu te mostrarei” (cfr. Gn 12,1). Podemos dizer que a escolha por Presidente Epitácio é uma escolha de Deus, que só podíamos aceitar com gratidão e alegria”, afirma a Irmã Raquel.

Uma comissão com padres e leigos da Diocese será organizada para conduzir e acompanhar a construção de um convento, junto ao Instituto, na área cedida pelo benfeitor.

Ao todo, o projeto da edificação tem 1.274 m² e será realizada em três etapas que conterá: a capela, claustro, locutório, biblioteca, cozinha e refeitório, lavanderia, hospedaria, oficinas e a capela de Adoração Perpétua.

Instituto

O Instituto Religioso “Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo” nasceu em Nova Almeida (ES), fundado pela Madre Maria José do Espírito Santo em 30 de julho de 1984. No ano de 1995, foi transferido para a Diocese de Santo Amaro, onde atualmente está a sede principal.

O Instituto é composto por comunidades de missão e Casas de Contemplação, que se dedicam a evangelizar a começar pelo testemunho do amor mútuo. Marcado pela vida intensa de oração, as Irmãs Carmelitas têm como lema: “Contemplar para Evangelizar melhor”.

(Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo / Cedida)

“A riqueza dentre os trabalhos e espiritualidade dessa casa, será acolher as irmãs que estarão em constante adoração ao Santíssimo Sacramento e intercedendo por todo o Instituto e pela Diocese de Presidente Prudente”, destaca o padre Evandro Carbonário, responsável por mediar a diocese nessa parceria com o instituto.

Por meio da Casa de Contemplação, as irmãs poderão oferecer aos leigos da diocese: ajuda espiritual, acolhida caridosa, conselhos e orações; Lectio Divina partilhada; Adoração Eucarística guiada; animação litúrgica, Liturgia das Horas; as devoções de espiritualidade pneumática, mariana e carmelitana, através de novenas, meditação do Santo Rosário, Ladainhas; e a evangelização através dos meios de comunicação.

Ao longo do ano, as irmãs também farão missões nas paróquias da Diocese.