Irmã Beneditina Gertrudes celebra 60 anos de vida consagrada nessa quinta (21)

Pastoral da Comunicação

20/01/2021

Há 60 anos, a religiosa das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, Irmã Gertrudes Cogo, fazia sua primeira Profissão Religiosa, em Sorocaba (SP). Nascida em Santa Catarina, Gertrude desde cedo perseverava na oração e na devoção religiosa.

Para celebrar a ocasião do Jubileu de 60 anos de Vida Consagrada, nessa quinta-feira (21/01) haverá uma missa na capela do Colégio Cristo Rei de Presidente Prudente (SP), às 7h30.

Durante a Santa Missa, ocorrerá a renovação da Profissão Religiosa, na qual as irmãs beneditinas, juntamente com a Irmã Gertrudes, reafirmam o Sim a Deus.

História

Irmã Gertrudes Cogo nasceu na cidade de Concórdia, no Estado de Santa Catarina. Cresceu numa família numerosa e católica. O pai, Gildo Cogo, no primeiro casamento com a Luiza Roman Cogo, tiveram seis filhos, sendo a Ir. Gertrudes a 3ª filha. A religiosa perdeu a mãe muito cedo e seu pai casou-se novamente com Catarina, na qual tiveram mais sete filhos.

Com 15 anos, Gertrudes recebeu a visita de missionários e gostava de rezar e cantar com eles. Ela tinha muita devoção e vida de oração.

Em uma das palestras que Gestrudes ouviu da Madre Eufroza e Ir. Ana Straus sobre a vida matrimonial, religiosa e leiga, ficou tocada e decidiu que queria seguir a vocação religiosa.

Com 19 anos, iniciou seu caminho vocacional acompanhada pelas Irmãs, ficando dois meses de convivência em Piritiba (BA).

Postulado

Iniciou seu postulado em 06 de janeiro de 1959, em Sorocaba (SP), entrando para o noviciado dia 15 de janeiro, dia de São Mauro e São Plácido, no ano 1960.

Após dois anos de formação religiosa, fez sua primeira Profissão Religiosa no dia 21 de janeiro de 1961, em Sorocaba (SP).

A Profissão Perpétua de entrega total a Deus ocorreu no dia 21 de janeiro de 1964.

Vida Religiosa

Permaneceu em Sorocaba (SP) até 1966, servindo na acolhida das pessoas na portaria e cuidando das roupas das Irmãs na lavanderia.

Em janeiro de 1967, foi para a Comunidade do Rio de Janeiro, se ocupando também com a portaria, lavanderia e hóspedes.

Em 1976, foi enviada para Creche Marieta Morse, em Santo Amaro (SP), se dedicando com muita alegria na portaria, refeitório e serviço de rua.

No ano 1988 a 1991, foi para Itapetininga (SP) servindo com o cuidado da portaria e refeitório.

Presidente Prudente

A Irmã Gertrudes veio para Presidente Prudente (SP) em 1992, trabalhando no refeitório, sacristia e cuidando das idosas.

As Irmãs que convivem com ela destacam que a irmã é preocupada com o bem-estar da Comunidade e é uma religiosa alegre, silenciosa, humilde e caridosa. Além disso, afirmam que ela é uma pessoa de oração constante.

(Irmã Dijanira / Cedida)

Deixe seu comentário!

Onda Viva