Retiro anual dos ministros leigos investidos nos anos de 1970 e 1972 (Luiz Saito / Cedida)

Instituição de ministros extraordinários completa 50 anos na Diocese

Pastoral da Comunicação

14/08/2020

Nesse dia 15 de agosto de 2020, a Diocese de Presidente Prudente tem a graça de celebrar os 50 anos da investidura dos primeiros ministros extraordinários da Sagrada Eucaristia. Ao todo, mais de 40 leigos e religiosas participaram das celebrações, que ocorreram em Presidente Prudente (SP) e Mirante do Paranapanema (SP) no ano de 1970.

História

Após 10 anos de criação e instalação da Diocese de Presidente Prudente no Oeste Paulista, Dom José Gonçalves da Costa, até então bispo diocesano, realizou a primeira celebração que investiu 48 ministros extraordinários da Sagrada Eucaristia na região.

O momento foi promovido em duas comunidades: Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Mirante do Paranapanema) e Catedral São Sebastião (Presidente Prudente).

Matéria do Jornal Imparcial sobre a instituição dos ministro leigos publicada na edição do dia 18 de agosto de 1970 (Jornal O Imparcial / Reprodução)

Em Mirante do Paranapanema (SP), a primeira celebração de investidura foi realizada no dia 9 de agosto de 1970, logo após a realização de missões na região. O momento contou com a investidura de quatros novos ministros leigos.

Na semana seguinte, dia 15 de agosto do mesmo ano, diversos sacerdotes, leigos e religiosas se reuniram à noite, na Catedral São Sebastião, para participarem do momento. Mais 44 ministros leigos foram investidos e, pela primeira vez na diocese, eles oficialmente tiveram a oportunidade de ajudar o padre no serviço do altar.

“Foi um sentimento de gratidão, de colaboração, em poder fazer com que o trabalho do sacerdote pudesse ser partilhado junto com aqueles que, através da investidura do ministério, tiveram a oportunidade de colaborar mais diretamente as funções do altar. É uma obra de Deus!”, afirma o aposentado, Antonio Marra Sobrinho, que foi investido aos 30 anos de idade pela Paróquia Santa Rita de Cássia de Presidente Prudente (SP).

Antonio Sobrinho aparece ao centro, juntamente com ministros, durante o Jubileu de Prata em agosto de 1995 (Foto revelada / Reprodução)

De acordo com Antonio Sobrinho, a formação para a investidura foi de responsabilidade de cada paróquia, ministrada pelos próprios padres. Ao todo, 14 comunidades ganharam os primeiros ministros leigos.

Antonio Sobrinho conta que a esposa e três filhos também são ministros leigos, inclusive um deles exerce o ministério no exterior. O aposentado afirma ainda que veio de uma família católica e sempre permaneceu firme na fé.

Antonio Sobrinho atuando como ministro na Paróquia Santa Rita de Cássia (Facebook Paróquia Santa Rita / Reprodução)

“Religião não é uma participação em um clube, de uma atividade esportiva, a religião é algo mais acima, mais elevada. A pessoa precisa se preocupar em ler, em estudar e aprender, além da participação ativa semanalmente na vida da Igreja”, destaca Antonio Sobrinho.

Equipe de ministros reunidos durante a Festa da Padroeira da Paróquia Santa Rita de Cássia (Foto revelada / Reprodução)

Para Walter Ganancio, aposentado, investido aos 31 anos de idade pela Catedral São Sebastião, conta que eles levavam a comunhão para os enfermos e realizavam os cultos eucarísticos na ausência do padre.

“A gente era sempre muito efetivo na igreja, nos vicentinos, atuando perto de Jesus. É uma sequência que foi valorizando a vida da gente. Me senti muito honrado e feliz em servir o altar. A igreja era a minha casa!”, afirma Walter Ganancio.

Há mais de 30 anos, Walter Ganancio atuou como ministro (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Questionado sobre qual é o segredo para manter-se firme na fé durante tantos anos, Walter destaca que é necessário trabalhar com amor, carinho e responsabilidade para assim conquistar as alegrias.

Lista dos nomes

Catedral São Sebastião (Presidente Prudente): Antonio Figueira, Sebastião Barbosa, Walter Ganancio e Manoel Francisco Lemos.

Paróquia Santa Rita de Cássia (Presidente Prudente): José Pelizário, José Ananias da Silva, Hugo Orbolatto, Antonio Marra Sobrinho e Patrielo de Liam Costa.

Paróquia São João Batista (Pirapozinho): Irmã Auristela de Oliveira, Irmã Gilda, Irmã Carmen, Irmã Olga Maria e Irmã Maria Olívia.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Presidente Bernardes): Irmã Ercilia Cerqueira, irmã Flávia, Irmã Anna e João Ferreira dos Santos.

Paróquia São José (Álvares Machado): Moyses Athia, João Alves Martins, Francisco Balbino da Silva e Nelson Klepis.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Presidente Prudente): Álvaro de Andrade Lemos, Laurindo Corazza e Nelson Spacini.

Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima (Presidente Venceslau): Francisco dos Santos Lima, Antonio Arfelli, Walter Perenha e Osmair do Carmo.

Paróquia Santa Luzia (Anhumas): Nestor Cavalleri e José Siqueira Sobrinho.

Paróquia São Benedito (Alfredo Marcondes): Eduardo Martins Coelho, José Costa, Antonio Fabian e Luis Eusébio Guerreiro.

Santuário Nossa Senhora Aparecida (Presidente Prudente): Irmã Maria Lucia, Irmã Giovana e Irmã Expedita.

Paróquia Santa Luzia (Distrito de Araxans): José Stefan da Silva e João Lopes de Faria.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Tarabai): Luiz Gonzaga Paiva e Alexandrino Costa Brasileiro.

Paróquia São Pedro (Presidente Epitácio): Irmã Barbosa Martins e Irmã Rogéria Sanabria.

Curiosidades

No dia 16 de agosto de 1972, com o aval dos ministros leigos investidos em 1970, Luiz Yukiti Saito é instituído o primeiro ministro extraordinário da Sagrada Comunhão solteiro, na Catedral São Sebastião.

Luiz Saito conta que o curso preparatório, de cerca de um ano, foi realizado com o bispo José Gonçalves da Costa, na qual estudaram o Catecismo da Igreja Católica e, ao final, houve uma prova resultando em sua aprovação.

“Foi uma satisfação e ao mesmo tempo uma responsabilidade. O bispo estava abrindo uma exceção logo na segunda investidura”, afirma Luiz Saito, funileiro.

Luiz Saito é o primeiro ministro leigo solteiro investido na diocese (Luiz Saito / Cedida)

Um dos nomes importantes citados nas entrevistas para esta matéria foi de Sebastião Barbosa. De uma família carente, ficou reconhecido pela piedade, santidade e empenho em servir o altar. De acordo com Uilma Crepaldi Ganancio, esposa de Walter, Sebastião ia diariamente de madrugada na Catedral rezar e contribuiu em várias obras da igreja.

Tradição na Igreja

A instituição dos ministros leigos é fruto do Concílio Vaticano II (1962-1965), na qual dois documentos foram elaborados, por ordem de Paulo VI: um autorizando as Igrejas particulares a fazerem uma experiência com ministros leigos e o outro regulamentando a instituição dos mesmos.

A instituição “Fidei Custos” (A Igreja, Guarda da Fé), sobre os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, regulamentou experimentalmente a administração da Eucaristia, com ajuda dos ministros leigos.

Já a outra instrução chamada “Immensae Caritatis” (O Testamento da Imensa Caridade), responde às experiências vindas do primeiro documento.

Comentários

  • José Carlos Silva - Presidente Prudente postado em 15/09/2020 ás 09:35

    Muito emocionante saber que meu pai José Ananias da Silva, fez parte desta primeira turma de ministros da eucaristia, que ele cumpriu fielmente até o fim de sua vida.

Deixe seu comentário!

Onda Viva