Igreja realiza Missa de Formatura do curso de medicina seguindo medidas de prevenção

06/07/2020

Tomando todas as precauções necessárias, cerca de 120 formandos em medicina participaram da Missa de Formatura nessa última sexta-feira (03/07), na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP). Na ocasião, a celebração é uma forma de agradecer a Deus e pedir bênçãos para a carreira profissional.

“A celebração foi a forma que encontramos de agradecer a Deus pelos anos de esforço e crescimento. Em todos momentos era Ele quem nos dava força pra continuar. Também pedimos a bênção e luz do Senhor para iniciar nossa carreira profissional, pra nos iluminar nas decisões que tomamos diariamente”, afirma a recém-formada médica, Maria Fernanda Minzoni Malatrasi, 23.

Maria Eduarda Malatrasi ao lado do padre Rodrigo Gomes (Facebook Paroquial / Reprodução)

De acordo com a nova profissional, todas as festas foram canceladas, porém a 39º Turma de Medicina decidiu continuar com a realização da missa.

A princípio, a celebração seria somente on-line, devido às proibições das autoridades de saúde. Porém, com o novo decreto autorizando as missas presenciais, o grupo conversou com o padre Rodrigo Gomes de Moreno, que apoiou a ideia.

“Para muitos não fazia sentido começar a caminhada como médicos sem receber uma bênção de Deus. Optamos por fazer uma celebração em sua essência, sem toda a pompa, decoração e roupas de festa. Pensamos em cada detalhe, na letra das músicas, tudo de forma que a missa tivesse um sentido profundo de ação de graças e entrega”, afirma Maria Fernanda Malatrasi.

39º Turma de Medicina inicia carreira recebendo a benção de Deus (Facebook Paroquial / Reprodução)

Santa Missa

A celebração pode ser acompanhada de maneira presencial e a distância, por meio da transmissão ao vivo da paróquia. Na igreja, 80 alunos participaram da celebração seguindo as medidas de prevenção ao novo coronavírus, como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social.

Celebração seguiu as medidas de prevenção do novo coronavírus (Facebook Paroquial / Reprodução)

Para respeitar a ocupação máxima de 20% da paróquia, cada aluno pode levar apenas dois convidados. “Organizamos a missa colocando alunos para participar em todos os momentos possíveis: ministério de música, comentário, leituras, ofertório, oração da comunidade. Convidamos também nosso professor homenageado, que é ministro da Eucaristia, para servir o altar”, explica Maria Fernanda Malatrasi.

“A missa é sentimento de ação de graças, de agradecimento pela etapa concluída. É necessário o reconhecimento de que a fé e razão precisam caminhar juntas. O médico precisa (como qualquer outro profissional) equilibrar dimensões da sua própria identidade. Visto isso, a fé também se torna alicerce, convicção, resiliência, sensibilidade com o próximo”, afirma o padre Rodrigo Moreno.

De acordo com o padre Rodrigo, fé e razão devem caminhar juntas (Facebook Paroquial / Reprodução)

Transmissão

Amigos, familiares, professores e outros alunos que não puderam participar, foram orientados a acompanhar a celebração de casa.

No canal do YouTube da paróquia, a transmissão contabilizou 1.867 visualizações, com espectadores até no Japão. No Facebook, a audiência foi ainda maior, contabilizando mais de 2.240 visualizações em nove estados brasileiros e na Flórida (EUA).

Paróquia realizou a transmissão ao vivo no Facebook e no Youtube (Facebook Paroquial / Reprodução)

“Estamos nos formando em um dos momentos mais delicados da saúde pública e saímos inseguros da faculdade. Então, saber que o Senhor está conosco, nos dando luz para tomar as decisões, nos dá conforto e segurança para atuar junto dos pacientes e a fé de que vamos crescer ainda mais pelas experiências que estamos vivendo”, enfatiza Maria Fernanda Malatrasi.

Reveja o vídeo da celebração clicando abaixo: