Cerca de 100kg de sopa são produzidas semanalmente na fraternidade (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Fraternidade São Damião ajuda há 19 anos pessoas marginalizadas em Prudente

Mais de 20 projetos e serviços funcionam mensalmente no centro social formado por voluntários

Evandro Marques / Pascom Diocesana

21/11/2019

Em busca de ajudar as pessoas mais carentes e suprir necessidades da sociedade, o Centro Social Fraternidade São Damião de Presidente Prudente (SP), há 19 anos, vem promovendo diversos projetos para a comunidade. O trabalho da instituição é uma forma de propor soluções para os problemas locais, que deveriam ser de responsabilidade do Estado.

Fraternidade conta com mais de 5.700 metros quadrados (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Com cerca de 130 voluntários e um território que contempla 16 bairros, a Fraternidade atende mensalmente mais de 120 famílias cadastradas somente em Presidente Prudente (SP), por meio da distribuição de mantimentos, sopa e alimentos do sacolão.

Passam todos os meses pelo local entre 350 a 500 pessoas, que participam dos projetos e cursos que são oferecidos pelo centro social em um espaço de mais de 5.700 metros quadrados. 

Espaço da biblioteca conta com mais de seis mil exemplares disponíveis para empréstimo (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

O trabalho da Fraternidade ocorre em parceria com voluntários da Pastoral Social. Tanto a pastoral quanto a instituição pertencem à Paróquia São Francisco de Assis de Presidente Prudente (SP).

Um desses voluntários é Maurilio da Costa Pereira, 71, que há cerca de 15 anos participa da Pastoral Social buscando alimentos, roupas e doações. “Eu gosto, faço isso para Deus, para os pobres, para aqueles que merecem, de coração. É importante porque estamos ajudando o próximo, estamos aqui cercado de pessoas gente boa e estou feliz”. 

José Roberto Pedro, 62, professor aposentado, há sete anos desenvolve o trabalho voluntário e atualmente é o responsável pela sopa que é produzida e distribuída toda quinta-feira. 

“[O voluntariado] é uma retribuição de tudo que eu já conquistei em minha vida. Então quero retribuir com o trabalho social, ajudando as pessoas que mais necessitam. Sempre falo que a quinta-feira não é o Dia da Sopa, mas é o Dia da Alegria. A quinta-feira é um dia muito especial em minha vida”, afirma José Roberto Pedro. 

José Pedro afirma que a quinta-feira é o Dia da Alegria
(Evandro Marques / Pascom Diocesana) 

Somente de sopa, toda quinta-feira são produzidas, em média, mais de 100 kg. Todos os alimentos utilizados são frutos de doação de empresas parceiras, Ceasa, doações voluntárias e recolhidos em feiras da cidade. 

Outro serviço realizado no local é o corte de cabelo e pintura realizado por voluntários. Ana Leide de Souza Mendes, 55, é cadastrada há seis meses e aguardava para cortar os cabelos. “O trabalho da Fraternidade é muito bom porque dá prioridade para as pessoas carentes. Me sinto amada sendo acolhida pela igreja.”

Serviço de corte de cabelo e pintura acontece três vezes ao mês para homens e mulheres
(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Além disso, o local conta com um brechó que comercializa roupas com um valor simbólico entre um e cinco reais.

Brechó funciona dentro da Fraternidade e roupas são fruto de doações
(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

“Poder ajudar pessoas que não têm condições é muito gratificante. Eu tive uma experiência profissional muito grande. Eu não saí da faculdade e consegui um emprego, mas eu consegui aqui, que é um emprego, não é remunerado, mas é um emprego onde consegui experiência”, ressalta Dayane Letícia Guedes, 23, psicóloga voluntária no local. 

Primeiro atendimento

Segundo a assistente social da Fraternidade, Genilda Ribeiro, 43, caso uma pessoa chegue necessitando de algo, existe um procedimento para passar:

1º – Atendimento com a assistente social para identificar as necessidades.

2º – O pedido sendo de alcance da Fraternidade e a pessoa esteja na área de cobertura, ela é cadastrada e será encaminhada para as pessoas responsáveis.

3º – Caso a pessoa for de outro bairro não atendido pela Fraternidade, ela será encaminhada para a paróquia de origem ou para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. 

Porém existe um outro caso chamado de “atendimentos de emergência”. Caso a pessoa chegue com alguma necessidade de alimento, a Fraternidade está preparada para fazer a doação no momento e orientar quantos as etapas posteriores. 

“A Fraternidade é um ponto de apoio, um serviço social. Aqui é diferente de muitas outras entidades porque as pessoas têm aqui como uma extensão da casa. Aqui eles encontram esse apoio”, afirma a assistente social. 

Segundo os que trabalham no local, sempre existe esperança para que os mais carentes cresçam na vida. “A gente espera vê-los em outra situação que não seja da vulnerabilidade, dando a volta por cima, conseguindo emprego, sendo curado mentalmente, psicologicamente, fisicamente, em todas as esferas”, afirma o coordenador da Fraternidade, Leonardo Mota Ribeiro da Silva.

Cenário atual

Atualmente, a Fraternidade é mantida por doações e a parte financeira vem da venda de alguns produtos e da paróquia local.

Para o futuro, já no ano que vem, a ideia é promover eventos para tornar o centro social independente financeiramente e para que a instituição consiga caminhar sozinha sem depender tanto da verba da igreja. “Não que a gente irá se desligar da paróquia, mas a gente busca parceiros que nos ajudem nessa questão estrutural e financeira”, ressalta o coordenador do local, Leonardo Ribeiro. 

A divulgação dos projetos é feita no facebook e instagram da paróquia e também durante as missas. “Não atendemos o público só católico. Independente da religião, se a pessoa chegar aqui e a estiver precisando [de ajuda], nós entendemos”, afirma Leonardo Ribeiro. 

Neste ano, a Fraternidade ganhou seis troféus em uma premiação realizada por uma instituição particular de ensino superior de Presidente Prudente (SP). Veja a matéria completa clicando aqui.

História

Idealizada pelo padre Jerônimo Gasques, em 20 de janeiro de 2004, a Paróquia São Francisco de Assis inaugurou a Fraternidade nomeada São Damião. Segundo o coordenador do local, Leonardo Silva, no início, a igreja havia solicitado um terreno para a prefeitura para construção de uma capela. Ao invés disso, o prefeito doou um terreno maior para que a igreja pudesse “mudar a cara do local”. 

“Aqui [na fraternidade] passou a ser um local para atender as pessoas mais marginalizadas, que têm dificuldades, seja financeira, social, pelos vícios. Esse é o intuito: estender as mãos para as pessoas da comunidade e também de fora, tanto é que nós ajudamos outras paróquias”, afirma o coordenador. 

No local funciona uma capela dedicada à Santa Paulina
(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Serviços 

Mais de 25 projetos e serviços fazem parte do dia a dia da Fraternidade. Acompanhe na arte abaixo quais são eles e os dias.

A Fraternidade também conta com doação de livros, empréstimo de utensílios hospitalares como cadeiras de roda e de banho, tala, bengala, além de venda de sabão, pão caseiro e rosca doce, móveis e distribuição de fralda geriátrica.

Dentre as aulas acima, qualquer pessoas pode participar, basta entrar em contato com a Fraternidade e consultar a disponibilidade de turmas e verificar a existência de algum custo. 

Os projetos de português e matemática e as aulas de corte e costura já tiveram início e contam com cronograma de módulos. Caso queira participar, é necessário aguardar novas turmas. 

O centro social também conta com projetos pagos voltados às pessoas com necessidades especiais como o projeto Cor, projeto Gastronomia e projeto DJ.

Estão com inscrições abertas os projetos:

  • Pintura em tela com tinta acrílica: valor de R$50,00 e todas as idades podem participar.
  • Gestão de Carreira: como se portar em uma entrevista, como montar um currículo, além de reconhecer as habilidades e competências.
  • Pintura no pano de prato com giz de cera.

A partir do ano que vem, a Fraternidade espera dar início / prosseguimento às oficinas de Automaquiagem, História da Arte, Basquete Infantil e Juvenil e Curso de Panificação e Gastronomia. 

Atualmente, a Fraternidade busca parcerias com profissionais da saúde, como dentistas e médicos gerais. Quem quiser participar voluntariamente deve entrar em contato com o centro social.

Qualquer outro tipo de pessoa disposta a ajudar, também está convidada a ir até o centro social e pedir para ser um voluntário.  

Centro Social Fraternidade São Damião:

Telefone: (18) 3906-5755 ou (18) 3907-1788

Endereço: Rua Artur Jorge Guazze , 439, Jardim São Gabriel, em Presidente Prudente (SP)

E-mail: saodamiao@saofranciscodeassis.org.br

Comentários

  • Pastoral da Comunicação postado em 25/11/2019 ás 10:05

    Obrigado por seu comentário Silveli, Deus abençoe.

  • Silveli leite Joaquim - Presidente,Prudente sp postado em 22/11/2019 ás 19:17

    SÃO Damiao, um lugar abençoado por Deus, as pessoas que ali trabalham são pessoas que.se dedicam com amor e carinho as pessoas que ali recorrem por ajuda.Sou cadastrada e agradeço muito a Deus as pessoas que me ajudam, fico muito feliz e agradecida de coração pela força e apoio recebido. Deus abençoe aos funcionários e que Deus lhe dê em dobro o que fazem por mim e minha família. Paz e Bem

Deixe seu comentário!

Onda Viva