Experiências marcam 8ª Missão Diocesana em Mirante do Paranapanema

24/01/2020

Durante toda esta semana, todos os 47 seminaristas da diocese e 63 membros da comunidade e de outras dioceses participam da missão que ocorre em Mirante do Paranapanema (SP).

“[Estar aqui] é uma sensação que ninguém paga, pois é uma alegria estar evangelizando estas famílias que tanto precisam. Posso afirmar que muitas famílias que passei com meu grupo estão sedentas das palavras de Deus, estavam precisando conhecer mais sobre o amor dEle”, afirma o seminarista do 3º ano do Ensino Médio, Marcos Giovane Calixto Santana, que participa pela primeira vez das missões.

Marcos Giovane aparece na ponta do lado esquerdo da imagem junto com outros seminaristas (Marcos Giovane / Cedida)

Outro seminarista que participa pela primeira vez da missão é Gustavo Henrique Albuquerque de Souza, também estudante do 3º ano do Ensino Médio. “É uma experiência vivificante que exige muito de nós, porém nos fortalece de uma grande forma. É gratificante saber que os dons de Deus frutificam com graça no meio de muitos que estavam marginalizados, esquecidos.”

Gustavo Henrique aparece ao centro, vestido de túnica, juntamente com a comunidade na capela (Gustavo Henrique / Reprodução)

Quem hospeda os missionários em casa, também conta que as missões é tempo de graça. Vera Lucia Lopo da Costa, 39, é agricultora e pela segunda vez acolhe as pessoas. “Está sendo ótimo, evangelizar é preciso e a palavra de Deus tem que ser anunciada a todas as criaturas. [A missão] é importante para o fortalecimento da nossa comunidade rural.”

Seminarista Renan Garcia na ponta da direita reunido com a Vera Costa e a família (Renan Garcia / Cedida)

Outra moradora de um assentamento que abriu as portas para os missionários dormirem foi a professora Rosangela de Oliveira Silva, 45. “A experiência é grande em conviver esses dias com pessoas que trabalham nessa grande messe, eles passam a cada atitude o amor de Deus de uma forma contagiante. Desperta ainda mais em nossa família a vontade de participar da comunidade.”

Rosangela Silva, além de acolher os missionários, fez questão de participar da missão. “Percebemos e sentimos em cada visita nas famílias como as pessoas precisam e amam nosso Deus. É emocionante o agir dEle em nós em cada casa.”

Família de Rosangela Silva junto com dois seminaristas nas pontas da imagem (Gustavo Henrique / Cedida)

Missão Diocesana

A oitava edição da Missão Diocesana teve início com a missa de abertura presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, no domingo 19/01. Centenas de pessoas participaram da celebração que ocorreu no Salão da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Mirante do Paranapanema (SP).

Missionários e seminaristas durante visita nas propriedade rurais em Mirante do Paranapanema (Marcos Oliveira / Reprodução)

A evangelização já foi realizada em Teodoro Sampaio (SP), Rosana (SP), Presidente Epitácio (SP), Brasil Novo – Presidente Prudente (SP), Parque dos Pinheiros – Álvares Machado (SP), Indiana (SP) / Caiabu (SP) e no Distrito de Montalvão – Presidente Prudente (SP).