Partilha, pregações e momentos de animação marcaram o dia (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Encontro Vocacional reúne 14 jovens no Seminário Diocesano

Evento atraiu jovens de paróquias da região em Presidente Prudente (SP)

Evandro Marques / Pascom Diocesana

18/11/2019

Neste domingo (17/11), o Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP) realizou o 3º Encontro Vocacional deste ano de 2019. O evento reuniu 14 vocacionados de paróquias de três regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente.

Encontro reuniu jovens de oito paróquias da região (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Na ocasião, os participantes puderam ter a oportunidade de vivenciar momentos de animação, partilha, testemunhos, pregação dos seminaristas e participaram da Santa Missa presidida pelo atual reitor, monsenhor Miguel Valdrighi, e concelebrada pelo o futuro reitor, Anderson Félix.

Missa foi concelebrada pelo futuro reitor do Seminário, padre Anderson Félix (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

“Nem passava pela minha cabeça essa vocação. Timidez, medo, falta de recursos, mas fui ver e já estava lá, desabrochou e hoje eu estou aqui. A vocação também já está em você, de ser homem, de ser cristão, o Senhor espera que isso frutifique”, afirma monsenhor Miguel Valdrighi, atual reitor do Seminário.

Durante o evento, os vocacionados foram divididos em dois grupos que sentaram em locais diferentes. O intuito era que os seminaristas contassem sobre o despertar da vocação e motivar os presentes.

Seminaristas puderam partilhar a descoberta da vocação com os participantes (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Para o almoço, os seminaristas e vocacionados receberam a presença de membros representado a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Vila Maristela, de Presidente Prudente (SP), que cozinharam para o grupo.

Após o almoço, seminaristas e a paróquia visitante cantaram no local (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

No final, o monsenhor se reuniu com os vocacionados para contar sobre a rotina do seminário, a programação, desmistificou algumas ideias, falou sobre disciplina e tirou algumas dúvidas.

Monsenhor Miguel Valdrighi aproveita momento para conta sobre a rotina do seminário (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Para quem participou do evento pela segunda vez, como é o caso do Rafael Gonçalves dos Santos, 14, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Tarabai), o encontro foi avaliado como sensacional. “Hoje foi bem mais animado e interativo. Meu chamado veio quando eu estava em uma ‘missa de cura’ e falaram que tinham um menino que não estava aceitando o chamado e eu acho que era eu e aqui estou.”

No encontro também teve a participação de um ex-seminarista que, depois de uma jornada de estudos, voltou à instituição. “Não adianta, pode sair, pode estudar, pode fazer o que for, mas se é verdadeiro o chamado sempre permanece e ele bateu na minha porta novamente”, afirma Gustavo da Silva Costa, 22, da Paróquia São Francisco de Paula (Narandiba).

No centro da imagem sorrindo, Gustavo Costa retorna ao Seminário para um novo encontro (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Gustavo Costa disse gostar desses encontros porque mostram a realidade local. “Os aspirantes ao seminário costumam pensar que a vida vocacional é cheia de flores, algo do além, mas muito pelo contrário, Deus chama no simples do dia a dia.”

A galeria completa de fotos você pode conferir no Facebook da Diocese clicando aqui.

Pregações

Durante os discursos, os seminaristas destacaram o espírito familiar que desenvolveram dentro do Seminário e foi enfatizado a questão da vocação na vida dos jovens. O seminarista do 1º ano do Ensino Médio, João Vitor Crescêncio Silva, 15, falou sobre o tema “As vocações que estão presentes em nossas vidas”.

“Todos têm uma vocação e a vocação de todo cristão que já foi batizado é ser santo, esse é o nosso principal foco. A única coisa que vai contar após a nossa morte é o que fizemos em nossa vida. Por isso escolhemos um caminho”, pontua João Vitor Silva. 

“A vocação de todo cristão é ser santo”, afirma João Vitor Crescêncio Silva (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Outro seminarista que discursou foi Gustavo Henrique A. de Souza, 2º ano do Ensino Médio, 16, que tratou do tema “Escolha”. “A vida é feita de escolhas. Eu renunciei a bens materiais, a minha família para estar aqui. Se estamos aqui, não é por mérito nosso, mas por graça. Estar no seminário é um gesto de gratidão àquilo que Deus nos dá.”

A respeito da vocação sacerdotal, Alexandre Andrade da Silva, 3º ano do Ensino Médio, 17, enfatizou que Deus chama cada um para ajudar as pessoas a alcançarem o reino dos céus. “Deus nos chama hoje, temos que dar essa resposta hoje para Ele. A messe é grande, mas os operários são poucos.” 

Alexandre Silva enfatizou que o chamado de Deus é imediato (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Curiosidades

Neste terceiro encontro em busca de discernir a vocação, podemos destacar algumas curiosidades:

– O mais novo vocacionado participando do encontro tem 12 anos e é da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Presidente Prudente (SP).

– A igreja com maior representatividade foi a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Tarabai (SP), com três jovens.

– No encontro, estiveram o atual reitor, monsenhor Miguel Valdrighi, e o novo reitor do Seminário, Anderson Félix, que assumirá o cargo na missa de posse datada para o dia 30 de novembro.  

Atual e futuro reitor celebram juntos a Santa Missa (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

– Três vocacionados participaram de todos os encontros vocacionais que ocorreram este ano.

– Os outros dois encontros aconteceram nos meses de maio e agosto. Clique aqui e veja como foi o Encontro Vocacional em agosto deste ano.

Vocacionados

Ao todo, 14 vocacionados participaram do encontro (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

André Junior da S. Santos, 16 anos – Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Presidente Prudente)

Diego de Souza Santos, 19 anos – Paróquia Santa Terezinha (Marabá Paulista)

Gabriel Medeiros, 14 – Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Presidente Prudente)

Gustavo da Silva Costa, 22 – Paróquia São Francisco de Paula (Narandiba)

Gustavo Henrique B. Barbosa, 13 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Tarabai)

Gustavo Henrique Carvalho da Silva, 12 – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Presidente Prudente)

Gustavo Rodrigues de Sousa Celeste, 19 – Paróquia Santa Luzia (Anhumas)

Hélio Pereira Neves, 13 – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Presidente Prudente)

Igor Rian Bonfim Pereira, 14 – Paróquia São José (Euclides da Cunha Paulista)

José Ricardo de Souza Silva, 18 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Tarabai)

Lucas Leandro Rocha, 16 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Distrito de Primavera, Rosana)

Pedro Américo D. de Souza, 19 – Paróquia Santa Terezinha (Marabá Paulista)

Pedro Vinicius da Silva Souza, 14 – Paróquia São José (Euclides da Cunha Paulista)

Rafael Gonçalves dos Santos, 14 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Tarabai)

Futuro reitor

Para o futuro reitor da instituição, padre Anderson Félix da Silva, enquanto na paróquia o trabalho é de motivação, no Seminário o desafio é acompanhar os vocacionados para o encontro com o Senhor.

“Ser padre é isso: ser servido a exemplo do mestre Jesus. Estou surpreso, a expectativa é boa e a gente é preparado para isso, para ser formador”, afirma Anderson Félix.

Novo reitor toma posse no próximo dia 30 de novembro (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

No próximo dia 30 de novembro, sábado, o Seminário Diocesano celebra a missa que dará posse ao novo reitor da instituição. Será na capela do seminário, às 11h.

Deixe seu comentário!

Onda Viva