Dom Benedito ordena três sacerdotes para a Diocese de Presidente Prudente

Evandro Marques / Pascom Diocesana

03/05/2021

No dia 1º de maio (sábado), início do mês mariano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa de ordenação de três novos padres para a Diocese de Presidente Prudente: Pe. Rafael Moreira Campos, Pe. Rafael Sotocorno e Pe. Rodrigo Fernandes do Nascimento.

Neo-sacerdotes durante consagração a São José (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

O rito foi realizado na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Presidente Prudente (SP), e contou com a presença de fiéis, familiares e amigos dos novos sacerdotes, além de irmãs carmelitas, seminaristas, padres e diáconos da diocese e de outras regiões.

Clero reunido durante a Ordenação Sacerdotal (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Na homilia, Dom Benedito parabenizou os neo-sacerdotes e destacou a importância de ter uma vida de oração, além de um coração justo, puro, misericordioso e santo.

“É momento de alegria e de agradecer a Deus por tamanho graça à nossa Igreja Diocesana. Queridos filhos, após longa caminhada de formação, vocês serão ordenados presbíteros e é necessário que cada um aprenda a viver unido a Cristo e cumprir a função de ensinar e transmitir a todos a Palavra de Deus”, refletiu o bispo diocesano.

Dom Benedito afirmou que é necessário que o amor de Cristo reine nos corações (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Orientou ainda da necessidade de cultivar a pobreza de espírito, que demonstra ao mundo que os bens celestes são o grande tesouro de nosso coração. O bispo recordou também sobre o mês mariano, para que cada um se inspire em Nossa Senhora, modelo de santidade.

Sobre o trabalho pastoral, Dom Benedito afirmou que os sacerdotes precisam ser fiéis pastores e cativar corações para Deus. Segundo ele, aqueles que manifestam Cristo no agir pastoral, receberão a Glória Celeste.

Por fim, o bispo orientou para que jamais cultivem o ódio e a vingança. “Deixem sempre o amor de Cristo reinar no coração.”

Rito da Ordenação Presbiteral

No rito de ordenação, os então candidatos ao presbiterado realizaram o propósito dos eleitos, se prostraram para o canto da ladainha, receberam a imposição das mãos, pelo bispo diocesano, além da prece de ordenação.

Momento da ladainha de todos os Santos (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

O momento seguiu com a unção das mãos, na qual foram revestidos com os paramentos sacerdotais e tiveram as mãos ungidas com o Santo Óleo do Crisma. Logo após, suas mãos foram atadas com uma fita.

Segundo a tradição, a mãe deve desatar o pano e guardá-lo em um lugar seguro, pois na hora de sua morte, o mesmo deve ser colocado em suas mãos no caixão para recordar que um dos seus filhos é sacerdote.

De acordo com a tradição, após a mãe desatar a fita, ela deve guardá-la em um local seguro (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

O rito prossegue com a entrega do pão e do vinho e o início da Liturgia Eucarística.

Rafael Sotocorno durante rito da entrega do pão e do vinho (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

A missa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da diocese e das paróquias e contou com mais de 11 mil visualizações até o momento desta publicação. Clique aqui e reveja a celebração.

Veja o álbum de fotos na página da Diocese no Facebook. Clique aqui.

Pe. Rafael Moreira Campos

Pe. Rafael Moreira Campos (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)
  • Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Parque dos Pinheiros;
  • Nascimento: 19 de junho de 1988;
  • Batismo: 18 de dezembro de 1988;
  • Primeira Comunhão: 03 de dezembro de 2000;
  • Confirmação: 08 de novembro de 2005;
  • Ingresso no Seminário: 31 de julho de 2013;
  • Admissão à Ordem sacra: 28 de maio de 2017;
  • Leitorato: 16 de setembro de 2018;
  • Acolitato: 24 de agosto de 2019;
  • Ordenação Diaconal: 11 de dezembro de 2020;
  • Ordenação Presbiteral: 1° de maio de 2021.

“Não viemos aqui por interesses, nem em busca de cargos, funções ou aplausos. Estamos aqui para servir. Com esse espírito, primeiramente manifestamos nossa sincera gratidão a Deus, pela graça da vida cristã, pelo dom da vocação a vida sacerdotal”, destaca o padre Rafael Moreira.

O sacerdote atuará como vigário na Paróquia São João Batista, em Pirapozinho (SP), auxiliando o padre Dirceu Montovani e o monsenhor Jésus Pereira dos Anjos.

Pe. Rafael Sotocorno

Pe. Rafael Sotocorno (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)
  • Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Regente Feijó;
  • Nascimento: 06 de setembro de 1990;
  • Batismo: 09 de novembro de 1990;
  • Confirmação: 04 de outubro de 2003;
  • Ingresso no Seminário: 13 de fevereiro de 2013;
  • Admissão à Ordem sacra: 28 de maio de 2017;
  • Leitorato: 16 de setembro de 2018;
  • Acolitato: 24 de agosto de 2019;
  • Ordenação Diaconal: 11 de dezembro de 2020;
  • Ordenação Presbiteral: 1° de maio de 2021.

“Agradecemos aos nossos pais, que desde a nossa pequena idade, procurou nos mostrar os caminhos de Jesus. Gratidão aos nossos irmãos, avós, tios e primos. Gratos as pessoas que reconhecemos como amigas, as paróquias de pastoral, as paróquias de origem e que nos acompanharam. Desejamos nos dedicar somente a Deus e a servir o vosso povo no Sagrado Ministério”, afirma o padre Rafael Sotocorno.

O sacerdote passa a atuar como vigário na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), auxiliando o padre Rodrigo Gomes de Moreno.

Pe. Rodrigo Fernandes do Nascimento

Pe. Rodrigo Fernandes do Nascimento (Evandro Marques / Pascom Diocesana)
  • Paróquia de origem: Paróquia Sagrada Família, Presidente Epitácio;
  • Nascimento: 17 de setembro de 1995;
  • Batismo: 21 de janeiro de 1996;
  • Confirmação: 03 de dezembro de 2009;
  • Ingresso no Seminário: 30 de janeiro de 2011;
  • Admissão à Ordem sacra: 28 de maio de 2017;
  • Leitorato: 16 de setembro de 2018;
  • Acolitato: 24 de agosto de 2019;
  • Ordenação Diaconal: 11 de dezembro de 2020;
  • Ordenação Presbiteral: 1° de maio de 2021.

“Agrademos a todos os responsáveis por colaborar nesta celebração, vocacionados, seminaristas e todos que participaram deste momento e aos padres formadores. Para que a exemplo de Jesus, o Bom Pastor, perseveremos em nosso ministério sacerdotal” diz o padre Rodrigo Fernandes.

O sacerdote será empossado como administrador paroquial da Quase Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Teodoro Sampaio (SP), no dia 7 de maio, às 19h30.

Irmãs Carmelitas

Antes do início da celebração, ocorreu um momento histórico para a Diocese de Presidente Prudente. Foi assinado oficialmente o contrato entre a Diocese, representada pelo bispo diocesano, e Congregação das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, representada pela Irmã Raquel Cristina Santana Canôas, para acolher uma comunidade de oração no Oeste Paulista.

Diocese e Irmãs Carmelitas durante assinatura do contrato (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Será a primeira “Casa de Contemplação e Ano Sabático” dessa congregação no Brasil. As irmãs já possuem casas na Itália e na França. “É com muita alegria que vamos dar início a essa missão na Diocese de Presidente Prudente”, destaca a Irmã Raquel durante assinatura do convênio.

Inicialmente, a comunidade será constituída por cinco irmãs da congregação que virão, a partir do dia 16 de julho, residir em uma casa provisória em Presidente Epitácio (SP). Elas se colocarão 24h em oração diante do Santíssimo Sacramento e estarão a serviço de toda diocese.

Contamos com a ajuda de todos para a construção do mosteiro para as irmãs. Clique aqui e veja o projeto e mais informações da obra.

Fachada do convento que será em Presidente Epitácio (Luciano Narezi de Brito / Cedida)

Deixe seu comentário!

Onda Viva