Dom Benedito divulga mensagem de Natal para este ano

24/12/2019

Neste mês de dezembro, o Jornal Anúncio da Diocese divulgou a mensagem de Natal do bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos. Leia abaixo na íntegra o texto.

No final da matéria você pode conferir um vídeo gravado pela Pascom com o bispo que traz também uma reflexão para essa data.

Natal: Manifestação da misericórdia divina!

Caminhamos para o final do ano civil, preparemos nosso coração para a grande solenidade: o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Conforme nos ensina São Paulo: “Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus Enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei, para servir os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial.” (Gl 4, 4-5)

É graças a encarnação do Verbo no seio da Virgem Maria, tornando-se em tudo semelhante a nós, menos o pecado, é que fomos libertos do pecado e da morte, de todo mal. Portanto, celebrar o Natal, é celebrar a vida plena trazida a nós por Cristo Jesus, o Filho de Deus.

Para que a vida plena se faça presente em nós, é necessário, conforme nos ensina Santo Agostinho, devemos trocar de dons entre o céu e a terra. Assim Natal, é momento único e privilegiado para oferecer a Deus o nosso coração e acolher o menino Deus e nós. Ora, se quisermos acolher o menino Deus no nosso coração, isto é, viver o mistério do Natal, precisamos acolher a Palavra Divina. Quem acolhe a Palavra de Deus no coração, acolhe o próprio Jesus, o céu se faz presente em sua vida.

Ora, como sabemos a Palavra de Deus é pão, é remédio, é armadura, é também a luz que ilumina nosso coração; por isso Jesus disse aos seus discípulos: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 14). Todo aquele que celebra e vive o mistério do Natal tem sua vida iluminada, por Cristo, torna-se luz na família, na comunidade e na sociedade.

E não só isto, também o coração daquele que acolhe a palavra de Deus, isto é que se encontra com Cristo, enche de vida, de alegria e de paz, e com o coração repleto de vida e de paz, com alegria vai ao encontro do próximo partilha seus dons, coloca sua vida a serviço do Reino de Deus, como fez a Virgem Maria, que apressadamente foi ao encontro de sua prima Izabel (cf. Lc 2, 39-41).

Portanto, Natal é tempo de vida; Natal é tempo de partilhar nossos dons, oferecemos presentes aos irmãos, mas isto só será possível se trocarmos de dons com os céus, se oferecermos a Deus nossa vida e acolhermos o menino Jesus em nós; só assim seremos capazes de partilhar nossos dons, ofertarmos nossas vidas, dar presentes aos irmãos.

“É graças a encarnação do Verbo no seio da Virgem Maria, tornando-se em tudo semelhante a nós, menos o pecado, é que fomos libertos do pecado e da morte, de todo mal”.

O Natal deste ano tem uma particularidade, estamos às vésperas do Jubileu de Pérola de nossa Diocese. 60 anos de criação (16/01/2020) e 60 anos de posse do primeiro bispo (02/07/2020).

Ora, no Natal celebramos a manifestação da misericórdia divina, que em seu Filho Jesus, revela o rosto de amor de Deus Pai, assim ao contemplarmos o menino Deus na manjedoura, peçamos-lhes que nos conceda a plenitude da graça, para que, unido a Ele pelo batismo, como filhos de Deus, manifestemos também o seu rosto, a sua misericórdia aos irmãos e ao mundo, para que hoje e sempre a nossa vida seja também uma manifestação do seu rosto ao mundo, uma manifestação da misericórdia divina.

A todos apresento os votos de um Feliz Natal e de um Ano Novo repleto de realizações cristãs!

(Vídeo: Pascom Diocesana)

No Facebook da Diocese, desde o dia 13 de dezembro até o natal, a Pascom Diocesana vem divulgando vídeo de padres trazendo uma reflexão sobre o Natal. Clique aqui e veja mais.