Documentário sobre Monsenhor Nakamura soma mais de 1,5 mil visualizações

Pastoral da Comunicação

11/11/2021

Quando subiram os créditos finais do documentário Estrela da Manhã durante a primeira exibição pública do filme no Teatro Cesar Cava, em 8 de novembro, ele já havia sido assistido por mais de 200 pessoas, por volta de 150 espectadores aplaudiram presencialmente e cerca de 50 acompanharam pelo YouTube da TV Facopp Online.

Foto oficial do evento, com equipe, colaboradores e entrevistados no documentário Estrela da Manhã (Assessoria do evento / Cedida)

Em menos de dois dias após o lançamento do filme sobre a história e o legado de monsenhor Nakamura, o primeiro missionário católico japonês no Brasil, o público cresceu exponencialmente, atingindo mais de 1200 visualizações na internet, ultrapassando as 120 curtidas e acumulando uma dezena de comentários. Todos dando ênfase à qualidade e à importância histórica do produto audiovisual para Álvares Machado (SP), cidade que foi sede do apostolado do padre Nakamura, para a religião católica no interior de São Paulo e para a comunidade nipo-brasileira da Alta Sorocabana. 

Não por acaso, acompanharam a noite de estreia autoridades desses segmentos. Esteve presente, prestigiando o documentário, o bispo da Diocese de Presidente Prudente, Dom Benedito Gonçalves dos Santos. “Após assistir esse belíssimo documentário me faltam palavras para descrever a riqueza e a beleza que nós contemplamos nesta noite. Felizes o que os nossos olhos viram e o que nossos ouvidos ouviram”, enfatizou. 

Bispo diocesano celebra resultado do filme com equipe de produção do documentário (Assessoria do evento / Cedida)

O presidente do Centro de Pesquisas “Museu e Memorial Monsenhor Nakamura”, Francisco Haruo Hirata, que é um dos entrevistados do “Estrela da Manhã”, destacou ter presenciado o trabalho “incansável” dos futuros jornalistas que mesmo em tempos de pandemia não mediram esforços em buscar informações até mesmo em lugares longínquos como Itália e Japão.

A coordenadora da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, Larissa Crepaldi Trindade, pontuou que trabalhos de extensão como o documentário Estrela da Manhã, que é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),  são um braço de responsabilidade social que a Unoeste e o Jornalismo possuem.

Repercussão

“Quando eu soube que iriam fazer um filme sobre o monsenhor Nakamura eu não imaginava a grandiosidade do que eu iria encontrar aqui”, revelou o padre Jurandir Severino de Lima, Pároco da Paróquia São José de Álvares Machado e notário do Tribunal de Beatificação de monsenhor Nakamura. 

Padre Jurandir afirma que foi surpreendido positivamente com o que viu na exibição no Teatro César Cava (Assessoria do evento / Cedida)

A repercussão do documentário foi praticamente imediata à disponibilização no YouTube. Pesquisadores da capital de São Paulo, que estudam o Colégio São Francisco Xavier, no qual Nakamura foi patrono, solicitaram o acesso ao filme para se aprofundarem na história do padre japonês. 

Os documentaristas receberam, também, propostas para que o filme seja traduzido para o japonês e italiano. “Gostaria de preservar o material com a tradução japonesa para divulgação maior”, conforme destacou o missionário e ex-presidente da Pastoral Nipo-Brasileira (PANIB), padre João Batista Issao Aoki, para, respectivamente, ser divulgado na terra natal de monsenhor Nakamura, o Japão, e também no Vaticano, onde tramita o Processo de Beatificação do missionário Servo de Deus. 

O documentário, ainda, fará parte deste processo, tendo em vista a relevância histórica do trabalho conduzido pelos futuros jornalistas, como garantiu o vice-postulador da Causa, Padre Leandro Martins, que também é entrevistado no “Estrela da Manhã”. 

Equipe

O documentário Estrela da Manhã é fruto de um projeto de extensão e de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso intitulada “Monsenhor Nakamura: Produção de um Documentário Biográfico Sobre o Primeiro Missionário Católico Japonês no Brasil”. Os autores são os futuros jornalistas João Lucas Martins, Letícia Petile, Marco Vinicius Ropelli, Victória Domingos e Vinícius Coimbra, orientados pela professora doutora e jornalista, Thaisa Bacco.

Equipe responsável pela produção do documentário Estrela da Manhã em meio a exposição de objetos que pertenceram ao padre Nakamura (Assessoria do evento / Cedida)

Durante a produção do processo independente do longa-metragem, realizada durante um ano de trabalho, 22 fontes foram selecionadas para as gravações, com 21 entrevistas gravadas e 22 horas brutas de filmagem. As gravações resultaram em 600 gigabytes de conteúdo e contou com o apoio de 15 parceiros.

Serviço

Assista agora mesmo ao documentário completo disponibilizado no YouTube:

Deixe seu comentário!

Onda Viva