Formação dos ministros na Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Presidente Prudente (Luana Mariano / Pascom Diocesana)

Diocese terá 42 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão em setembro

Duas paróquias farão a investidura de homens e mulheres no final do mês, após formação específica para ministros

Luana Mariano / Pascom Diocesana

12/09/2019

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente (SP) e a Paróquia Santo Anastácio da cidade de Santo Anastácio (SP) irão realizar a investidura de novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão neste mês de setembro. Os ministros são aqueles que auxiliam o padre durante as celebrações e também têm a missão de atender às necessidades da comunidade.

Segundo o documento Immensae caritatis, divulgado em 29 de janeiro de 1973 pelo Papa Paulo VI, os ministros extraordinários, foram designados para dar comunhão a si mesmos e outros fiéis, a fim de que pudesse participar também do banquete sagrado.

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo irá investir 32 pessoas e a paróquia de Santo Anastácio 10 mulheres. Os candidatos são convidados pelo padre da paróquia que frequentam e, a partir deste momento, começam a ser formados.

Tiago Oliveira, 31, é servidor público e será investido no final deste mês. Ele conta que está ansioso para servir o altar pela primeira vez. “Essa responsabilidade é uma responsabilidade que não pesa, mas exigirá de mim algo maior, o que contribuirá muito para minha vida e de minha família como um todo, porque o ministério me tornara uma pessoa melhor, certamente.”

Durante todo este mês estão sendo feitas formações com as pessoas que irão ser investidas e cada paróquia é responsável pela formação de seus paroquianos. Alguns dos assuntos tratados nas formações são liturgia, sacramentos, tipos de ministérios e formação prática.

João Celso Russi, 53, é ministro há 20 anos e coordenador do grupo de ministros da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Ele explica a importância de formar esses novos servos. “Preparar e criar uma espiritualidade, uma grande união para que possam entender qual é a sua função na comunidade.”

A investidura dos novos ministros, que é o momento onde eles recebem a instituição, da Paróquia de Santo Anastácio será dia 26/09 e da Paróquia Nossa Senhora do Carmo no dia 30/09. As duas celebrações serão feitas por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano.