Diocese prepara 14ª edição da Via Sacra no Santuário Morada de Deus em Álvares Machado

12/03/2020

Como de costume, na segunda-feira durante a Semana Santa, a Diocese de Presidente Prudente se prepara para realizar a tradicional Via Sacra. Todo clero, seminaristas, religiosos(as) e leigos(as) de toda região se reúnem para rezar enquanto passam pelas 14 estações, que reconstituem o sofrimento de Jesus Cristo durante sua missão redentora.

O evento deste ano será no dia 6 de abril, às 20h, no Santuário Morada de Deus, em Álvares Machado (SP). Ao todo, 15 paróquias ajudarão na organização e nas encenações durante a Via Sacra 2020.

Via Sacra conta com encenações feitas pelas comunidades paroquiais (Pascom Diocesana / Arquivo)

Nessa quarta-feira (11/03), autoridades da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, bem como a concessionária que administra a rodovia, Cart, e a instituição dona do espaço, Universidade do Oeste Paulista, estiveram reunidos na Cúria Diocesana com Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e o padre Alex João de Santana, vigário episcopal, para discutirem sobre o evento.

Durante a reunião, foi acertado a colocação de um painel informativo, bem como uma ambulância com médico, sinalização na rodovia e policiamento reforçado.

Autoridades reunidas na Cúria Diocesana para discutirem sobre a Via Sacra (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Existem paróquias na diocese que fretam ônibus para levar os fiéis. Entre em contato com a sua igreja e se informe. Já para quem pretende ir de carro, atenção para as orientações abaixo:

Acesso ao Santuário

O acesso ao local deverá ser feito pela Rodovia SP-270 Raposo Tavares, km 576, pegando a vicinal que liga o município de Álvares Machado (SP) ao Distrito de Coronel Goulart até a segunda portaria da Morada de Deus, localizada naquela vicinal.

Estacionamento

O local conta com estacionamento amplo e terá um transporte para conduzir as pessoas até o ponto de saída da Via Sacra. A recomendação é manter o veículo com vidros fechados, porta-malas trancados e, se possível, acione o alarme. Não deixe objetos de valor dentro do carro e em local visível. Identifique o local onde o seu veículo estiver estacionado fixando um ponto de referência.

Acesso ao estacionamento do local deve ser feito pela vicinal que liga Álvares Machado ao Distrito de Coronel Goulart (Pascom Diocesana / Arquivo)

Para quem deseja levar crianças, procure identificá-las com nome, endereço e telefone, mantendo sempre próximas e sob o campo de visão. É importante sempre se manter junto à procissão. Observe com atenção a existência de lagos , respeitando as muretas e a sinalização para evitar imprevistos. É recomendável que se leve água.

Final do evento

Não tenha pressa e saia com calma. Observe a sinalização e as orientações da polícia no local. Não será permitida a saída pela portaria que dá acesso à rodovia SP-270 Raposo Tavares. A saída será feita também pela vicinal que liga o município de Álvares Machado (SP) ao Distrito de Coronel Goulart.

Abaixo você pode conferir o vídeo dos melhores momentos da Via Sacra 2019, que reuniu milhares de pessoas no local:

(Pascom Diocesana / Arquivo)