Ações devem ocorrer no dia 29 de fevereiro (Evandro Marques / Pascom Diocesana )

Diocese firma parceria com a prefeitura no combate à dengue em Prudente

Evandro Marques / Pascom Diocesana

14/02/2020

Nesta sexta-feira (14/02), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, recebeu na Cúria Diocesana o atual prefeito de Presidente Prudente (SP), Nelson Bugalho, o vice, Douglas Kato, e o secretário da Saúde, Valmir Pinto, para firmarem uma parceria no combate à dengue no município.

Bispo diocesano e políticos se reuniram para discutir estratégias (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

A ideia é fomentar nas paróquias a conscientização das pessoas e promover mutirões, em algumas regiões da cidade, para limpar os focos do mosquito. Segundo o secretário de saúde, os casos da doença só aumentam na cidade neste ano.

A data prevista para ocorrerem as ações é no dia 29 de fevereiro, primeiro sábado da quaresma. A Vigilância Epidemiológica de Prudente estudará em quais locais serão feito os trabalhos e como isso será realizado junto à Igreja. Em breve, traremos mais informações!

Dengue

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que pode levar a morte. Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito, que coloca seus ovos em água limpa. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno.

Também é fundamental lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.

Você também deve atuar limpando calhas, jogando o lixo em local correto, colocando desinfetante nos ralos, usando inseticidas, repelente e colocando telas nas janelas.