Diocese de Presidente Prudente completa 60 anos de criação

16/01/2020

Hoje, 16 de janeiro de 2020, a Diocese de Presidente Prudente completa 60 anos de criação, após ser desmembrada da Diocese de Assis. Atualmente conta com mais de 70 padres, dentre religiosos e diocesanos, 55 paróquias localizadas em quatro regiões pastorais que contemplam 26 municípios do Oeste Paulista.

História

Com o trabalho da “Comissão Pró-bispado”, dos esforços e fé da comunidade católica da região de Presidente Prudente (SP) e com o apoio decisivo do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Armando Lombardi, no dia 16 de janeiro de 1960, o Papa João XXIII decreta a criação da Diocese de Presidente Prudente pela Bula “Cum venerabilis”. Assim, a Diocese de Presidente Prudente foi totalmente desmembrada da Diocese de Assis.

Bula “Cum venerabilis” (Polienteia / Reprodução)

Com isso, foi decretada a retirada dos seguintes territórios da Diocese de Assis passando a pertencer a Presidente Prudente: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Caiuá Indiana, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba e Taboraí (Tarabai).

Assim, no dia 2 de julho de 1960, foi realizada a solenidade que marca a instalação da Diocese de Presidente Prudente e a posse do primeiro bispo, Dom José de Aquino Pereira, que permaneceu até 1968. Dom José Gonçalves da Costa, segundo bispo, tomou posse no dia 28 de fevereiro de 1970. Já em 2 de abril de 1976, Dom Antonio Agostinho Marochi tomou posse como terceiro bispo. Dom José Maria Libório Camino Saracho foi o quarto bispo diocesano e teve sua posse no dia 7 de abril de 2002. O último e atual bispo a assumir foi Dom Benedito Gonçalves dos Santos.

Pela intercessão do Padroeiro Diocesano, o Mártir São Sebastião, que Deus possa conceder muita luz para que todos os leigos, religiosos(as), membros do clero,  possam seguir cada um à sua vocação. Deus abençoe a todos!