Diocese de Presidente Prudente celebra o padroeiro São Sebastião

Evandro Marques / Pascom Diocesana

21/01/2021

Nesse dia 20 de janeiro de 2021, a Diocese de Presidente Prudente teve a graça de celebrar São Sebastião, padroeiro da Catedral, da Diocese e da cidade de Presidente Prudente (SP).

O Santo, conhecido por ser protetor contra pestes, fome e epidemias, recebe oração dos devotos na cidade desde 1925, data em que foi construída a primeira capela.

Adão Fogaça Neto, 73, aposentado, participa há anos da celebração e conta que em 1969, entrou pela primeira vez na Catedral e pediu a intercessão do Santo para conseguir um emprego. Ao sair da igreja, à primeira rua que andou, teve a graça alcançada e conseguiu o trabalho.

“Essa missa é poderosa e misericordiosa. Onde nós vamos, São Sebastião intercede por nós a Deus e por isso temos que ter bastante fé, amor e dar testemunho dele”, destaca o aposentado, Adão Neto.

Adão Neto participando da Solenidade de São Sebastião (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

Solenidade

Para festejar o padroeiro, a Catedral São Sebastião promoveu duas missas: às 8h, celebrada pelo monsenhor José Antônio de Lima; e às 19h30, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres Adilson Fernandes, Milton Gonzaga de Lima e José Antônio de Lima.

À noite, três padres concelebraram com o bispo diocesano (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

As celebrações seguiram os protocolos de saúde com aferição de temperatura na entrada, disponibilização de álcool em gel, distanciamento social e uso obrigatório da máscara. Além disso, houve transmissão ao vivo pelo Facebook para que os fiéis também pudessem acompanhar de casa.

Neste ano, devido a pandemia do novo coronavírus, não houve a tradicional procissão pelas ruas do quadrilátero central, com o objetivo de evitar aglomeração.

Homilia

Na reflexão, Dom Benedito Gonçalves destacou a importância de refletirmos a vocação que recebemos no batismo. “Se hoje prestamos culto a São Sebastião é porque ele foi fiel discípulo de Cristo. Uma vez batizado, seguiu as pegadas e viveu o Evangelho. Diante do mundo, preferiu dar a vida por Jesus, do que negar a fé.”

Na homilia, Dom Benedito falou sobre a importância da vocação cristã (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

O bispo diocesano destacou ainda a história de São Sebastião: militar e cristão, que seguiu firme a vocação sem renunciar a Cristo, mesmo sabendo que o imperador proibia o cristianismo.

Na primeira vez que sofreu o martírio, foi atingido por várias flechas, mas sobreviveu, voltou a dar testemunho de Deus e se apresentou ao imperador Maximiano pedindo para que ele parasse de perseguir cristãos. Porém, o imperador não aceitou e mandou açoitar São Sebastião até a morte.

“Nós estamos atravessando um momento difícil de pandemia, mas assim como São Sebastião foi invocado na Espanha pelo fim da peste, na Idade Média, e de fato conseguiram a graça, nós também pedimos a Deus, por intercessão do santo, o fim da pandemia do coronavírus e do pecado”, destaca o bispo.

Dom Benedito também se solidarizou pedindo orações pela Região Norte do Brasil, que sofre com a falta de oxigênio desde a última semana.

Investidura

Durante a Santa Missa da noite, foram investidos 18 novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, sendo 12 homens e 6 mulheres.

Novos ministros se juntam ao grupo antigo para distribuírem a Santa Eucaristia (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

A partir de agora, eles poderão ajudar o sacerdote com a distribuição da Santa Eucaristia na casa de enfermos, nos hospitais e na igreja, e também com a exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis e presidindo a Celebração da Palavra, na ausência do padre.

Júlio Adalto Tiezzi Júnior, 52, administrador de empresa, foi um dos investidos na Santa Missa dessa quarta-feira e conta que desde pequeno teve exemplos de ministros na família, o que ajudaram na sua caminhada cristã.

“Ser investido é um dos pontos mais importantes para nós leigos. É muita responsabilidade poder levar o corpo e sangue de Cristo para todos e é uma missão que quero fazer com muita fé e dedicação”, destaca Júlio Tiezzi Júnior.