Após unção das mãos durante a celebração feita pelo Bispo, João Paulo se emociona ao andar pelo meio dos fiéis (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

Diácono João Paulo é ordenado novo padre para a Diocese de Presidente Prudente

A cerimônia de ordenação foi presidida pelo Bispo Dom Benedito na cidade de Mirante do Paranapanema (SP)

Evandro Marques e Luana Mariano / Pascom Diocesana

17/05/2019

Foi realizada na noite do dia 17 de maio a ordenação presbiteral do diácono João Paulo dos Santos Silva. A missa foi presidida pelo bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos, na paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Mirante do Paranapanema (SP). A cerimônia contou com a presença 24 padres da Diocese.

João Paulo dos Santos Silva nasceu no dia 24 de setembro de 1987 na cidade de Mirante do Paranapanema (SP). Filho de Maria Aparecida dos Santos e Paulo José da Silva, João frequentou a paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Mirante. Em 2010, entrou no Seminário Menor Nossa Senhora Mãe da Igreja, de Presidente Prudente (SP). Três anos antes de entrar no seminário trabalhou como Soldado Temporário na Polícia Militar do Estado de São Paulo.“Convivi com pessoas de um testemunho cristão intenso e muito bonito, que foram fundamentais no meu chamado à vocação sacerdotal”, disse João Paulo.

Segundo João, testemunho cristão contribui para o chamado à vocação sacerdotal (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

A missa de ordenação presbiteral difere-se das demais em virtude dos ritos que a compõem, principalmente a imposição e unção das mãos e a prece sacerdotal. As leituras escolhidas foram voltadas para a vocação e o chamado para a vida cristã. Momentos de emoção marcaram a celebração, que foi conduzida por um repertório de músicas especiais, voltada ao servir na igreja.

Padre João Paulo falou sobre sua missa de ordenação:

“Foi tudo lindo, tudo parecia pleno. Mas houve algo muito maior que tudo isso, algo que eu pensava estar preparado para ele, mas que o real acontecimento eu não havia lido nos livros de teologia, da vida dos Santos, nas rubricas dos manuais de liturgia: a transubstanciação”.

Estiveram presentes na solenidade familiares, amigos e autoridades da Polícia Militar, juntamente com a comunidade local e de outras cidades por onde João vivenciou seu estágio pastoral como Presidente Venceslau e Presidente Prudente.

A primeira cidade que o padre João Paulo irá atuar é Marabá Paulista (SP) para exercer seu ministério na paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, onde já estava desde sua posse diaconal.

Padres da Diocese de Presidente Prudente participaram da cerimônia (Messias Araujo / Pascom Diocesana)