Dia Mundial do Rádio: Você conhece a Rádio Diocesana Onda Viva FM?

Evandro Marques / Pascom Diocesana

13/02/2020

Neste dia 13 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Rádio. Para isso, a Pascom Diocesana apresenta para você a história da Rádio da Diocese chamada Onda Viva 95,7 FM, que em 2020 completa 30 anos.

(Marcio Oliveira / Reprodução)

História

Em 1948, com o indicativo de ZYU9, é inaugurada na cidade de Santo Anastácio (SP), a Rádio Brasil S/A, pertencente a Organização Pedroso Júnior da cidade Campinas (SP), operando na frequência de 1590 khz, com uma antena de 42 metros de altura, transmissor, de fabricação artesanal com apenas 100 W de potência.

Em 1988, a rádio sofre uma alteração no nome. A razão social passa para “Rádio Cultura de Santo Anastácio Ltda.”, com a mesma frequência e uma nova potência de 250 W.

Rádio Diocesana

Em 13 de março de 1990, a emissora passa a ter o controle acionário da Diocese de Presidente Prudente. Tornava-se assim a primeira emissora católica do Oeste Paulista. O responsável pela compra na época foi Dom Antônio Agostinho Marochi.

Outras alterações foram realizadas: a frequência foi dos 1590 khz para 1300khz; e a potência, inicialmente de 250 W, foi para 500 W e em seguida para 5 mil W (ou 5 KW).

Em 1998, as instalações foram reformadas para comportar o aumento de potência. Com isso, a rádio passou a contar com um transmissor RCA Corporation USA de 5 mil W, modelo ET 435, além de uma nova torre que passa a ter 57 metros e, com ela, um conjunto de 120 radiais de 50 metros.

A emissora possuía então três transmissores: um de 250 W (de fabricação artesanal), outro de 1 mil W, e outro RCA de 5 mil W. Após um período, foi construído ao lado da Igreja Matriz, em Santo Anastácio (SP), um novo prédio para instalação de um novo estúdio e administração com programação ao vivo e estúdio de gravação.

Em 2004, Dom José Maria Libório Camino Saracho organizou uma equipe com padres, leigos e técnicos para que se desse início à reforma e ampliação da rádio.

Em 2005, foi adquirido um novo transmissor, 30 KW – Nautel, importado do Canadá. Como a outorga da emissora está cerca de 35 Km da sede, foi necessário um novo projeto para transmissão. Feito e aprovado pela ANATEL (Agencia Nacional de Telecomunicações), a rádio aumentou a torre de transmissão para 102 metros.

Monsenhor José Antônio de Lima teve grande contribuição na administração da rádio, principalmente enquanto estava na cidade de Santo Anastácio (SP). Após 2004, a Equipe Diocesana de Comunicação (EDC), contando com diversos padres, também cooperou com os trabalhos desenvolvidos.

Em 2007, a parte técnica do estúdio ficou pronta e toda estrutura foi transferida para Presidente Prudente (SP). No dia 24 de dezembro do mesmo ano, às 11h45 da manhã, foi ao ar a parte experimental da rádio, que durou aproximadamente três meses e passou a ter uma nova denominação comercial: “RADIO ONDA VIVA AM 1300”.

(Logo da Rádio Onda Viva AM / Reprodução)

Já em sete de janeiro de 2008, a rádio passou a atuar em caráter definitivo chegando a milhares de lares, da região de Presidente Prudente, Norte do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul e para o mundo através do site.

Após alguns anos de programação com entretenimento, informação e evangelização, a emissora criou uma página no Facebook, na qual realiza lives praticamente diárias. Assim, a emissora foi crescendo e se fortalecendo aumentando em número de ouvintes.

Mudanças

Em 2013, a emissora recebe licença para operar em FM com sintonia em 95,7 MHZ. Foi necessário um novo projeto como a torre de transmissão de 132 metros, a instalação de um novo transmissor.

(Logo da Rádio Onda Viva FM / Reprodução)

Já em 2017, Dom Benedito Gonçalves dos Santos e o padre Jurandir Severino de Lima formalizaram junto ao Governo a mudança de AM para FM.

Bispo diocesano e padre Jurandir Severino durante assinatura da migração de AM para FM (Rádio Onda Viva / Arquivo)

No dia 1 de maio de 2018, a emissora passa oficialmente a transmitir a nova programação com a sintonia FM 95,7.

Agora com as novas mídias sociais como aplicativos para o celular, Whatsapp, Instagram e Lives, a Radio Onda Viva FM 95,7 continua cumprindo sua principal missão de levar a mais pessoas o Evangelho de Jesus Cristo.

Em 2020, as melhorias continuam. Está em andamento um novo projeto para aumentar a torre de transmissão para 144 metros e assim melhorar a qualidade dos serviços prestados a comunidade.

Atualmente, 56 municípios da região podem sintonizar a emissora, que conta com nove funcionários e o padre Jurandir Lima, diretor responsável, além dos padres da Diocese que fazem parte da programação diária.

Você também pode ouvir a rádio online diretamente pelo site da emissora ou pelo site da Diocese.

Clube do Ouvinte

Você pode contribuir com a Onda Viva por meio do “Clube do Ouvinte”. O cadastro pode ser feito pelo site, telefone ou pessoalmente na rádio que fica localizada na Rua Padre João Goetz, 370 , Jardim Esplanada em Presidente Prudente (SP). O telefone é o (18) 3918-5300 ou (18) 99698-0957.