De portas fechadas, padres decoram igrejas com fotografias de fiéis

Evandro Marques / Pascom Diocesana

25/03/2020

Inspirados no padre italiano Giuseppe, pelo menos duas paróquias da diocese estão utilizando a criatividade para estarem mais próximos dos fiéis, em tempos de coronavírus. Na ocasião, centenas de fotos foram impressas e estão sendo colocadas nos bancos das igrejas como forma dos sacerdotes lembrarem dos fiéis durante as celebrações.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tarabai (SP), o padre Luciano Rodrigues de Oliveira recebeu o apoio da Pastoral da Comunicação que preparou todo o ambiente.

(Pascom Paróquia N. S. Aparecida / Reprodução)

“Essas fotos trazem para mim a proximidade do coração de cada um deles. Nós estamos longe fisicamente, mas o nosso coração está próximo. O que nos une é a fé nesse Jesus que tem sido consagrado todos os dias, com as missas diárias, além dos outros encontros de espiritualidade como terço, adoração e grupo de oração que estamos transmitindo”, afirma o sacerdote.

Segundo o padre Luciano, o momento atual traz um sentimento de tristeza e solidão, porém que está sendo superado ao passar dos dias.

“O pastor tem que estar junto do seu rebanho. Então é um desafio esse tempo de missas virtuais, porque o povo é trocado por uma câmera e isso esfria o relacionamento. Porém, eu acredito que a nossa comunidade tem se unido muito. As pessoas têm acompanhado, vivenciado, estado mais próximas e isso é o que tem me alegrado”, explica o sacerdote.

(Pascom Paróquia N. S. Aparecida / Reprodução)

Na Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Vila Maristela, em Presidente Prudente (SP), o padre Rodrigo Gomes de Moreno foi além e colocou também as suas camisetas de acampamentos, das pastorais e movimentos da paróquia.

“Estamos num momento de partilha de muitas coisas ruins e isso tem desestabilizado muitos. Por isso olhar para cada imagem, que a cada dia chega em nosso e-mail, é ter a certeza que não celebro sozinho e que a força da fé revigora nossas forças”, afirma o padre.

(Wellington Motta / Cedida)

Para o sacerdote, o momento também foi de muita emoção e ele faz um desabafo: “Ao longo dos meus 8 anos de sacerdócio nunca me imaginei numa situação como essa. Derramei algumas lágrimas quando tive que anunciar à comunidade a suspensão das missas presenciais. Sempre fui muito próximo aos fiéis, sobretudo aos de comunhão diária. Porém tenho absoluta convicção que será por um tempo breve se fizermos nossa parte”.

Para você saber os dias e horários das transmissões de missas ao vivo nas paróquias da diocese, clique aqui.

Idealizador

A iniciativa em colocar as fotografias dos fiéis nos bancos foi do padre Giuseppe, pároco de Robbiano, na Itália. A ação foi mobilidade pela internet, quando o sacerdote fez um convite para a comunidade enviar fotos para serem impressas e colocadas nas assentos.

“Gostaria de fazer-vos uma proposta. Enviem-me uma fotografia vossa, quer pessoal quer de família, a foto do vosso rosto, preciso ver rostos à minha frente quando celebrar a missa no próximo domingo. Imprimirei a fotografia que me enviarem, e prendê-la-ei com fita adesiva ao banco: é uma maneira de me fazer sentir menos só”, escreveu o padre.

(Lapresse / Reprodução)

Para o padre Rodrigo, “penso que foi, de fato, iluminado em sua ideia. Estávamos recebendo dezenas de mensagens nos questionando sobre como seria tal quarentena sem estarem na igreja e veio num momento oportuno que fora prontamente abraçado pela comunidade”.