Corpus Christi: missa, procissão e bênção voltam a ser realizadas no centro de Prudente

16/06/2022

Após dois anos sem a montagem dos tradicionais tapetes de Corpus Christi devido a pandemia, a Solenidade voltou a ser realizada no centro da maior cidade do Oeste Paulista. Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu a celebração que contou com a presença de 17 padres, seminaristas, religiosos e leigos.

Tapetes foram confeccionados por voluntários das paróquias de Prudente (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Logo cedo, as ruas já estavam com mais de 400 voluntários confeccionando 21 painéis que formaram um tapete de cerca de 1km. Foram usados pó de serra, pó de café, PVC, tecidos, materiais recicláveis e uma dose de criatividade. Cada paróquia do município ficou responsável pela montagem de um painel que tinha um tema específico.

Neste ano, montagem foi na Avenida Washington Luiz (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

A Santa Missa campal teve início às 8h20, em frente a Catedral São Sebastião de Presidente Prudente (SP). Na homilia, o bispo destacou a importância da Eucaristia.

“Agradeçamos a Deus por esta grande graça, este tesouro, o Corpo e o Sangue o Senhor. A Igreja no convida para que nos unamos e suplicamos graças, para que alimentados pela Palavra e a Eucaristia, possamos manifestar o rosto de Cristo, afirma Dom Benedito.

O bispo diocesano reforçou ainda a necessidade de ajudarmos os irmãos. “Jesus nos convoca a ter um coração solidário, a partilhar nossos dons e o pão com os irmãos necessitados. A solenidade de hoje nos convida a termos um coração fraterno. Que o amor e a caridade reine em nossas vida , em nossas famílias.”

Sacerdotes de Prudente concelebraram com o bispo (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Durante a reflexão, Dom Benedito também explicou sobre o Sínodo Diocesano, que está passando pela fase da escuta, ouvindo as comunidades e produzindo um documento abordando diversas questões, que será encaminhado para o Vaticano.

Por fim, o líder católico na diocese clamou pelo fim da pandemia e lembrou dos casos elevados de dengue na cidade. “Façamos o firme propósito de combater esse grande mal, cada um dê sua contribuição e estaremos cuidando da nossa casa comum, a natureza, que Deus nos confiou.”

Missa campal ocorreu na Catedral São Sebastião (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Na sequência da celebração, a procissão saiu da Catedral e desceu pela Avenida Coronel José Soares Marcondes até a Avenida Washington Luiz onde seguiu pelo pontilhão até chegar no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes.

Durante a procissão, os fiéis foram rezando e cantando. O momento de fé e adoração durou cerca de uma hora, um fato marcantes após dois anos de pandemia.

Cada paróquia ficou responsável pela montagem de um painel (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Durante a solenidade, crianças vestidas de personagens bíblicos e representando os várias devoções marianas, foram acompanhando o Santíssimo durante o percurso. Ao chegar em frente do Santuário Diocesano, houve a bênção do Santíssimo Sacramento e, na sequência, outra Santa Missa na Igreja.

Bênção com o Santíssimo foi no Santuário Nossa Senhora Aparecida (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

O Corpus Christi é a única celebração do ano que o Santíssimo Sacramento sai as ruas, na qual os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia. Ele ocorre sempre em uma quinta-feira em alusão a Quinta-feira Santa, onde Jesus realiza a última Ceia com os apóstolos.

(Evandro Marques / Pascom Diocesana)