Corpus Christi: maior cidade da região se prepara para solenidade no centro

06/06/2022

No próximo dia 16 de junho, a Igreja Católica celebra a Solenidade de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. É o dia que celebra o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

A data cai sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, última Ceia do Senhor. Este é o único dia no ano que o Santíssimo Sacramento sai as ruas em procissão, na qual os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia.

Após dois anos sem a montagem dos tradicionais tapetes, devido a pandemia da covid-19, neste ano, os desenhos e as cores voltam a tomar conta das ruas da região.

Programação

Na maior cidade do Oeste Paulista, a celebração da Santa Missa Solene será presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, às 8h, na Catedral São Sebastião.

Em comunhão com as paróquias de Presidente Prudente (SP), desde a madrugada, voluntários irão se reunir para confeccionar os tapetes. Cada comunidade ficou com um tema específico.

O trajeto da procissão com o Santíssimo saíra da Catedral e seguirá pelo quadrilátero central até o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes. Às 10h, está prevista a bênção do Santíssimo em frente ao Santuário e outra Santa Missa.

Como gesto concreto, a organização do evento pede para que os fiéis doem produtos de higiene e limpeza que serão entregues as famílias necessitadas.

Durante a pandemia, em 2020, a orientação era para que cada paróquia fizesse um pequena procissão interna ou carreata e controlasse o número de fiéis no templo, bem como o uso obrigatório de máscara e distanciamento social.

Devido a pandemia, procissão foi realizada apenas dentro do templo (Pascom Diocesana / Arquivo 2020)

Em 2021, Dom Benedito realizou uma carreata com o Santíssimo Sacramento pela cidade, seguindo até a Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente (SP).

Dom Benedito e monsenhor José Antônio durante carreata por Prudente (Pascom Diocesana / Arquivo 2021)

Piquerobi

Outra cidade na diocese bem típica com a Solenidade de Corpus Christi é Piquerobi (SP), que celebra 55 anos de tradição. Milhares de pessoas passam por lá anualmente para ver os criativos tapetes confeccionados e para acompanhar a celebração da missa.

Devido a pandemia, a montagem estava suspensa e retornará este ano. Logo cedo, às 6h, cerca de 300 pessoas, que fazem parte da equipe, receberão a bênção sacerdotal e iniciarão as confecções do tapete que terá 400 metros. Pela manhã, haverá também a quermesse do Projeto “Mãos Unidas” a partir das 10h.

Neste ano, as imagens lembram a busca pela paz (motivado pela guerra contra a Ucrânia), a Eucaristia, a Campanha da Fraternidade e a oração. Pedriscos vindos do Rio Grande do Sul e coloridos no município serão usados no evento.

O início da visitação dos fiéis aos tapetes está liberado a partir das 12h. À noite, a Missa Campal na Praça da Matriz às 19h, seguida de procissão e show pirotécnico. O tema é: “A Eucaristia é a minha autoestrada para o céu” (Beato Carlo Acutis).

Em 2021, devido a pandemia, o tapete foi confeccionado dentro da igreja e foi realizada uma carreata por toda a cidade.