Centenas de fiéis celebram o Dia de Finados em Presidente Prudente

02/11/2021

Na manhã desta terça-feira (02/11), centenas de fiéis estiveram reunidos no Cemitério São João Batista, em Presidente Prudente (SP), maior cidade do Oeste Paulista, para celebrar o Dia de Finados. A primeira celebração do dia foi presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano. Participaram autoridades policiais, religiosos, seminaristas e leigos.

Centenas de fiéis participaram presencialmente da celebração (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Tradicionalmente, a Polícia Militar (PM) marca presença para prestar homenagens aos heróis da corporação que estão sepultados no cemitério local. Ao todo, são 13 policiais. Também estiveram reunidos oficiais da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Grupamento da Cavalaria e da Base de Aviação.

A celebração foi realizada pela Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP). Concelebraram com o bispo os padres Éverton Aparecido da Silva (Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja), Paulo Nunes de Araújo (Capelão do Hospital Regional) e Paulo César da Costa (Paróquia São Francisco de Assis).

“Todos somos predestinados a Glória Celeste. Temos seguidos as pegadas de Cristo? Temos partilhado nossos dons? Devemos seguir o caminho dEle para que possamos alcançar a salvação”, ressalta o bispo no início da celebração.

Dom Benedito Gonçalves presidiu a primeira celebração (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Durante a homilia, Dom Benedito ressaltou o ato de fé e amor dos fiéis que vem nesta data para rezar pelos irmãos falecidos. “A grande herança que Deus quer nos dar é a vida eterna. Ela está ao alcance de todos, basta abrir o coração para que Deus possa reinar. A exemplo dos Santos e da Virgem Maria, aprendamos a compartilhar nossos dons e talentos.”

Dom Benedito pediu para que façamos esforço para ficarmos unidos a Cristo e não cair no pecado.

“Quando pecamos, nós cometemos cicatrizes na alma. A caridade e o amor desfazem as cicatrizes. O fiel cai no pecado, busca o Sacramento de Reconciliação e desfaz essas cicatrizes. Quando a pessoa deixa esse mundo, não tem como fazer mais nada por suas cicatrizes. Ela no céu, conta com nossas orações”, afirma o bispo.

Ele explicou ainda que é por meio das nossas orações que ajudam que as cicatrizes dessas pessoas sejam desfeitas.

Sobre a pandemia, Dom Benedito refletiu que “esse período mostrou que somos fracos, que somos limitados. Aprendamos a fazer de Deus o nosso refúgio, para que sempre unidos a Ele, vençamos o mal.”

Toda a oferta arrecadada nesta celebração foi destinada a formação dos vocacionados do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP). Após a consagração, um policial tocou uma trombeta em sinal de memória a todos os falecidos.

No final da missa, o coronel Adriano Aranão, atual comandante do Policiamento do Interior-8 (Região de Presidente Prudente), fez a leitura de uma nota escrita por Fernando Alencar Medeiros, atual comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo. O texto dizia: “Precisamos honrar nossos policiais que foram heróis. A morte de um policial é o mais alto preço por defender a sociedade”. Somente no Estado de São Paulo, 105 policiais da ativa e 852 veteranos foram vitimados pela Covid-19.

Comandante do Policiamento do Interior-8 participou da celebração (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Em 2020, a celebração não pôde ocorrer no cemitério devido às medidas sanitárias implantadas pelas autoridades de saúde contra a Covid-19. Na ocasião, a missa foi realizada na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja.

Grupo Athia presta homenagem aos falecidos (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Serviço

Ao longo do dia, haverá missa no cemitério às 11h e às 15h. O Cemitério São João Batista fica localizado na Rua José Bongiovani, 975, na Vila Liberdade de Presidente Prudente (SP).

Não haverá missa no Cemitério Municipal Parque da Paz. A Paróquia São Lucas, que administra a região, realizou uma missa, às 8h, na Igreja Matriz.