(Pascom Diocesana / Arquivo 2019)

Cemitérios de Presidente Prudente estarão fechados para visitação no Dia de Finados

20/10/2020

Nos dias 31 de outubro, 1º de novembro (Dia de Todos os Santos) e 2 de novembro (Dia de Finados), os cemitérios São João Batista e Parque da Paz, ambos em Presidente Prudente (SP), estarão fechados para evitar aglomeração. O anúncio foi feito no último dia 15 de outubro pela Prefeitura de Presidente Prudente.

Em contrapartida, para manter a tradição dos fiéis que visitam o local, a prefeitura estendeu o horário de funcionamento até o dia 30 de outubro. O novo horário é das 9h às 16h e a alteração começou a valer nessa segunda-feira (19/10). A partir do dia 4 de novembro, volta ao horário normal, das 9h às 11h.

Em 2019, cemitérios receberam cerca de 50 mil pessoas na véspera e no Dia de Finados (Pascom Diocesana / Arquivo 2019)

Segundo a prefeitura, o fluxo de pessoas do município e região, que visitam esses locais na véspera e na data, chega a aproximadamente 50 mil pessoas. Assim, com base no Decreto nº 31.289/2020, que dispõe sobre a medida de quarentena e a atualização das condições permitidas para o município na fase amarela, a de flexibilização, do Plano São Paulo, as atividades que geram aglomerações estão sem permissão de funcionamento.

Novo horário de funcionamento tem como objetivo evitar a aglomeração (Pascom Diocesana / Arquivo 2019)

De acordo com a administração dos cemitérios da cidade, os sepultamentos ocorrerão normalmente nas datas em que os locais estarão fechados para visitação.

19 a 30/10 – horário estendido das 9h às 16h

31/10, 01 e 02/11 – fechado

A partir do dia 04/11 – aberto normalmente das 9h às 11h

Celebração

A Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP) contará com três missas: 8h (Dom Benedito Gonçalves), 15h (Padre Anderson Félix) e 19h30 (Padre Éverton Aparecido).

A igreja estará aberta o dia todo para orações. Os fiéis poderão levar velas para acender no mirante da paróquia. Não é necessário retirar senhas para participar presencialmente.

Haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais da comunidade.