Avenida Coronel Marcondes ficou interditada no período da manhã para receber todos os fiéis (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Celebração ao dia de Corpus Christi tem tapete de 1 km em Presidente Prudente

Cerca de 6 mil pessoas foram até a Catedral São Sebastião para acompanhar o Santíssimo Sacramento

Rodrigo Moraes / Pascom Diocesana

20/06/2019

Fiéis católicos se reuniram para a celebração da festa religiosa cristã de Corpus Christi na manhã desta quinta-feira (20). A festa é tradicionalmente conhecida por conta dos tapetes, que são montados de madrugada em uma avenida ou rua da cidade.

Em Presidente Prudente, a montagem dos tapetes começou a ser feita às 4h. Fiéis das paróquias prudentinas utilizaram pós de café e de serra tingidos para dar formas e cores aos desenhos. Segundo a organização do evento, ao longo do percurso, feito com os tapetes, foram colocados seis altares, cada um com tema específico. “Primeiro fizemos uma reunião com os catequistas, então montamos um grupo de quatro paróquias com cada tema desses, e aí as paróquias foram se juntando e cada uma foi fazendo, dentro daquele tema, o desenho relacionado”, explica o padre Edcarlos Moreira.

As 24 paróquias da 1ª região ajudaram na montagem dos tapetes (Eveline Zarpelão e Leandro Campos / Pascom Diocesana)

O auxiliar geral Aloisio Ré Vicalvi, 40 anos, contou que esse foi seu primeiro ano na preparação. “Para mim está sendo muito gratificante estar na montagem dos tapetes, cheguei por volta das 4h e estou me sentindo muito bem, todos ajudando para que esse dia seja especial para todos”, disse Aloisio.

A Santa Missa teve início às 8h, presidida pelo bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos, em uma estrutura montada em frente à catedral. As músicas foram cantadas pelo coral da paróquia Santa Rita de Cássia.

Homilia

Na homilia, o bispo destacou a importância de as pessoas terem uma vida eucarística. “Se nós temos uma vida eucarística, se nós somos os discípulos de Cristo e se nós somos filhos da igreja, aprendamos todos nós a ter um coração solidário”.

O bispo ainda falou sobre a importância da partilha com o próximo:

“E o próprio Jesus fala, ‘dai-vos vós mesmos de comer’, hoje é a nós que Jesus diria essas palavras, ‘dai-vos vós mesmos de comer’. Só pode dar de comer e compartilhar o pão, aquele que tem Deus no coração, aquele que se deixa guiar pelo Espírito Santo, aquele que faz da Palavra divina o seu alimento, o seu remédio e a sua armadura, aquele que se manifesta para Cristo através da eucaristia”.

Homilia teve duração de 30 minutos; bispo orientou os fiéis a viverem uma vida eucarística, saber partilhar o pão e serem solidárias (Eveline Zarpelão e Leandro Campos / Pascom Diocesana)

Após a missa, o clero e toda comunidade presente, aproximadamente 6 mil fiéis,  saíram em procissão pela Rua Barão do Rio Branco. Dom Benedito seguiu com o Santíssimo em suas mãos em direção ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida na Vila Marcondes. Assim foi feita a passagem pelos seis temas, começando pelos 60 anos da diocese de Prudente, que serão comemorados no dia 16 de janeiro de 2020, o tema da Campanha da Fraternidade, das Missões, Jornada Mundial da Juventude, Evangelização das cidades e Sínodo da Amazônia.

Seis mil fiéis participaram da procissão junto ao Santíssimo Sacramento, que passou pelos tapetes feitos pela comunidade (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Com a chegada do Santíssimo ao Santuário, o bispo diocesano se ajoelhou em um altar que foi colocado em frente à igreja e agradeceu por todos os fiéis que participaram da procissão e que ajudaram na montagem do evento.

Ainda segundo Dom Benedito, temos que agradecer ao dom da vida que Deus nos deu e a vocação cristã.