(Site O Atibaiense / Reprodução)

Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt completa 70 anos nesta quinta (10)

10/09/2020

Neste dia 10 de setembro, quinta-feira, o Movimento Apostólico de Schoentatt Diocesano estará na Paróquia São Francisco de Assis de Presidente Prudente (SP) para celebrar os 70 anos da Campanha da Mãe Rainha.

A missa presencial será realizada às 19h30, presidida pelo padre Paulo César da Costa. Não é necessário retirar senha. Na ocasião, a Imagem auxiliar da Mãe Rainha ficará exposta na paróquia até o dia 18 de setembro, data que marca a Aliança de Amor que os membros selam com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

História

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt faz parte da Obra Internacional de Schoenstatt, fundada pelo padre José Kentenich no dia 18 de outubro de 1914, em Schoenstatt, na Alemanha.

No ano de 1948, o padre José Kentenich expressa seu desejo que a Imagem de graças da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt tenha um lugar de honra nos lares. Assim, ele escreve em Santa Maria (RS):

“Levem a Imagem da Mãe de Deus e lhe dêem um lugar de honra nos lares. Assim eles se tornarão pequenos Santuários nos quais a Imagem de graças se manifestará, operando milagres de graças, criando uma Santa Terra das Famílias e formando santos membros da família.” (15 de abril de 1948).

Em 1950, João Luiz Pozzobon, comerciante, pai de sete filhos e católico fervoroso, participa de um grupo de homens, no início do Movimento Apostólico de Schoenstatt, em Santa Maria (RS), em 1947.

Na ocasião, recebe a formação schoenstattiana sob a orientação do padre Celestino Trevisan, sacerdote Palotino, e assim pôde não só conhecer a espiritualidade de Schoenstatt, mas vivê-la em profundidade.

No dia 10 de setembro de 1950, é convidado pela Irmã M. Teresinha Gobbo, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, que também dava formação schoenstattiana especialmente aos ramos femininos e às famílias do Movimento de Schoenstatt, a levar a Imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt para visitar as famílias.

João Pozzobon aceita o convite e assume a tarefa de levar a Imagem Peregrina da Mãe e Rainha de Schoenstatt às famílias. Durante 35 anos exerceu este apostolado percorrendo mais de 140.000 km até a data de seu falecimento, em 27 de junho de 1985.

A partir de 1959, a presença e atuação de Maria multiplica-se por meio das pequenas Imagens da Mãe Peregrina na forma atual, que visitam mensalmente as famílias.

Expansão no mundo

A Campanha da Mãe Peregrina tomou uma dimensão internacional a partir da visita de João Pozzobon com a Imagem Peregrina ao lugar de Fundação da Obra de Schoenstatt, na Alemanha e em Roma, no ano de 1979.

Atualmente, a Campanha da Mãe Peregrina está presente nos cinco continentes e em todos os países da América Latina. A Imagem original com a qual João Pozzobon peregrinou por 35 anos, encontra-se no Centro Mariano (Casa do Movimento de Schoenstatt), em Santa Maria (RS), onde pode ser visitada por todos.

Fonte: Site da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt