Bispo emite comunicado orientando as paróquias para a nova fase vermelha

23/12/2020

Nesta quarta-feira (23/12), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, emitiu um novo comunicado trazendo orientações para as paróquias sobre a nova fase vermelha de restrições na região de Presidente Prudente.

Na tarde de ontem (22/12), o Governo do Estado de São Paulo rebaixou a região para a fase mais restritiva do plano de flexibilização da quarentena, em virtude do aumento da ocupação de leitos nos hospitais. Com isso, coube a prefeitura divulgar um novo decreto estabelecendo as novas medidas que os setores da sociedade deveriam seguir.

A partir dos decretos do estado e da prefeitura, o bispo comunicou que na cidade de Presidente Prudente (SP), a ocupação do templo durante as missas deverá ficar em até 20% a partir do dia 25 de dezembro à 07/01/2021, quando haverá uma nova reavaliação da região por parte do Governo Estadual.

O bispo orientou que as paróquias disponibilizem as celebrações de forma on-line, para que as famílias possam acompanham de casa. Dom Benedito ressaltou ainda que as igrejas da região sigam os decretos municipais.

Durante este período, a Cúria Diocesana trabalhará apenas para atendimento de forma interna.

Leia abaixo, na íntegra, o comunicado do bispo diocesano:

Presidente Prudente, 23/12/2020

Aos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos(as) e Fiéis Leigos da diocese de Presidente Prudente

Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano de Presidente Prudente, comunica que, tendo em vista o Decreto Estadual n° 64.881, de 22/03/20, e o Decreto Municipal de Presidente Prudente n° 31.499/20, de 22/12/20, onde autoriza a realização de missas, cultos e eventos religiosos deverá ter a lotação máxima do templo limitada a 20% (vinte por cento) de sua capacidade (conf. Art. 2°); assim, as matrizes e capelas da cidade de Presidente Prudente, de 25/12/20 à 07/01/21, reduzam a presença de fiéis aos percentuais acima autorizado. Quanto a abertura e o funcionamento do escritório paroquial, neste período, seja realizado apenas serviços internos.

As atividades religiosas, sejam celebrações, eventos e/ou serviços paroquiais, sigam em tudo as instruções de Protocolo do Ministério da Saúde, ou seja, uso obrigatório de máscara, álcool gel, distanciamento e higienização do recinto de acordo com as normas de segurança estabelecidas.

Durante este período, cada Paróquia ofereça aos fiéis as celebrações on-line, para que cada família e fiéis participem/acompanhem dos lares as celebrações.

As demais paróquias da diocese localizadas em outros municípios, sigam em tudo os decretos e instruções da Prefeitura local.

Neste período, a Cúria diocesana ficará fechada, funcionando para atendimento interno, das 08h às 14h.

Em nossas orações, continuemos suplicando a Deus, por intercessão da Virgem Maria, São José, São Sebastião e São Camilo de Lélis, pelo fim da pandemia.

Ao ensejo, apresento a toda comunidade diocesana os Votos de “Um Feliz Natal” e um “Ano Novo” repleto de Vida, Saúde, Prosperidade, Paz e realizações cristãs.

Fraternalmente em Cristo,

Assinado: Dom Benedito Gonçalves dos Santos
Bispo diocesano Presidente Prudente

O documento oficial está disponível para download clicando aqui.