Bispo divulga nota sobre o afastamento de Ordem do padre Milton Gonzaga de Lima

18/09/2020

Na manhã desta sexta-feira (18/09), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, divulgou um comunicado esclarecendo o afastamento do padre Milton Gonzaga de Lima da Ordem Sacerdotal, após ele ser oficializado candidato a vice-prefeito de Presidente Prudente.

Até então, o sacerdote pertencia a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes do bairro Humberto Salvador, em Presidente Prudente (SP).

Consta na nota que o padre apresentou uma carta renunciando ao ofício de Pároco por um período de quatro meses (15/09/2020 – 15/01/2021) e terá que deixar a Casa Paroquial, bem como o automóvel de propriedade da igreja e assumir o pagamento do plano de saúde e do recolhimento do INSS.

Durante este período, o sacerdote não poderá ministrar sacramentos. A celebração de missas só fica autorizada em Oratório Particular, sem a presença de fiéis.

Dom Benedito Gonçalves participou de um programa da Rádio Diocesana Onda Viva 95,7 FM na qual falou sobre o caso. Clique aqui e assista a transmissão ao vivo feita na página da rádio no Facebook.

Leia o documento na íntegra abaixo:

Assunto: Afastamento de Ordem do Revmo. Pe. Milton Gonzaga de Lima

A Diocese de Presidente Prudente, serve-se da presente para comunicar que no último dia 15/09/2020, o Revmo. Pe. Milton Gonzaga de Lima apresentou carta renunciando ao ofício de Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Conjunto Habitacional Humberto Salvador, Presidente Prudente (SP), e afastamento de suas funções sacerdotais por motivos pessoais, por um período de quatro meses (15/09/2020 à 15/01/2021).

Com o afastamento de suas funções sacerdotais, o Revmo. Pe. Milton deverá deixar imediatamente a casa paroquial com todos os seus pertences e o automóvel de propriedade da paróquia, e ficará sem o direito a côngrua, ficando também sobre sua total responsabilidade o pagamento do plano de saúde, o recolhimento do INSS particular, bem como a total manutenção de seu sustento pessoal.

O Revmo. Pe. Milton comprometeu-se, neste período de afastamento de suas funções sacerdotais, a guardar fiel e incansavelmente todas suas obrigações, compromissos, encargos inerentes ao ministério sacerdotal.

Neste período de afastamento do ministério sacerdotal, o Revmo. Pe. Milton fica autorizado a celebrar a Santa Missa em Oratório particular, sem a presença de fiéis, e proibido de ministrar qualquer outro sacramento.

Deus, por intercessão da Virgem Maria, ilumine e fortaleça o Revmo. Pe. Milton, para que durante este período de afastamento do ministério, permaneça autêntico discípulo missionário de Cristo Jesus.

Assinado Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano.

Baixe o arquivo clicando aqui.