Bispo diocesano divulga texto em homenagem ao Ano Jubilar da Diocese

Pastoral da Comunicação

19/02/2020

Em texto divulgado no Jornal Anúncio sobre o Ano Jubilar de Diamante, Dom Benedito Gonçalves dos Santos destaca a trajetória dos outros bispos frente a Diocese de Presidente Prudente, bem como as realizações do seu governo e o tempo atual. Leia na íntegra a mensagem abaixo:

Ano Jubilar de Diamante

Neste ano de 2020, a Diocese de Presidente Prudente está celebrando o seu Jubileu de Diamante – 60 anos. Criada aos 16 de janeiro de 1960, pelo Papa João XXIII; o primeiro bispo diocesano Dom José de Aquino tomou posse aos 2 de julho do mesmo ano. Desde a criação até os dias atuais, cinco bispos governaram a Diocese.

Dom José de Aquino Pereira

O primeiro, Dom José Pereira de Aquino, assumiu o pastoreio da diocese aos 2 de julho de 1960. O principal objetivo de seu pastoreio concentrou-se na aquisição e construção do grandioso Seminário Diocesano, bem como articular a pastoral vocacional e outras pastorais na recém criada diocese. Aqui trabalhou durante oito anos, deixando-nos um rico legado, principalmente no campo vocacional, com a construção do Seminário Menor, onde passaram tantos seminaristas, muitos dos quais abraçaram o sacerdócio e atualmente servem a diocese com carinho e amor.

Dom José Gonçalves da Costa

Aos 28 de fevereiro de 1970, Dom José Gonçalves tomou posse como segundo bispo diocesano. No seu bispado deu continuidade aos trabalhos do antecessor, sendo transferido em 1972 para a Diocese de Petrópolis no Rio de Janeiro (RJ).

Dom Antônio Agostinho Marochi

O terceiro bispo diocesano foi Dom Antônio Agostinho Marochi. Tomou posse da diocese aos 2 de abril de 1976, governando-a por 28 anos. Dom Agostinho exerceu o mais longo pastoreio na diocese, 28 anos; também foi o que mais marcou a nossa diocese, deixando-nos marcas grandiosas no campo pastoral, principalmente na pastoral vocacional, pois foi no seu governo que o seminário menor recebeu uma sólida estrutura.

Muito trabalhou e contribuiu para a construção do seminário maior interdiocesano de Marília (SP) e a criação da FAJOPA- Faculdade João Paulo II – onde nossos seminaristas maiores cursam filosofia e teologia. Dom Agostinho deixou também marcas profundas na formação do laicato diocesano, introduzindo as novidades do Conselho Vaticano II e abrindo as portas da diocese para as inúmeras pastorais, serviços e movimentos, dando a Diocese de Presidente Prudente uma fisionomia rica e fecunda, marcada por uma ativa participação do leigo no campo pastoral.

No governo de Dom Agostinho deu-se o início de diversos ministérios e serviços, dentre os quais merece destaque , ministros extraordinário da Comunhão Eucarística, ECC, RCC, Neocatecumenato, a Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde e outras inúmeras pastorais. Dom Agostinho muito trabalhou para tornar a Diocese de Presidente Prudente uma lavoura fecunda e viçosa, dando uma atenção especial a catequese e a formação do leigo.

Dom José Maria Libório Camino Saracho

Aos sete de abril de 2002, Dom José Maria Libório tomou posse com o quarto bispo diocesano, ficando seis anos a frente da diocese. No seu governo construiu a atual Cúria Diocesana, modernizou o prédio e instalações da Rádio Onda Viva, preparou o terreno para construção do Santuário de Santo Expedito e incentivou principalmente as pastorais sociais, dando uma atenção especial aos acampados e assentados da diocese. Depois de emérito atendeu pastoralmente as comunidades Santa Monica e São Miguel. Foi o grande articulador e construtor da belíssima matriz São Miguel no Damha. Em 2015 voltou para São Miguel Paulista (SP) onde reside atualmente.

Dom Benedito Gonçalves dos Santos

Aos 17 de agosto de 2008, Dom Benedito Gonçalves dos Santos tomou posse como quinto bispo diocesano. Sua principal meta de pastoreio, trabalhar para unir as forças da diocese para um grande mutirão em prol da construção do Reino de Deus, principalmente para que as riquezas e grandezas do documento de Aparecida fossem conhecidas e vivenciadas na diocese.

Nestes 11 anos e 6 meses em frente ao pastoreio, a Diocese de Presidente Prudente deu um grande salto qualitativo e quantitativo nas pastorais familiar, vocacional, catequética, missionária, saúde e o ECC, tornando estas pastorais referência dentro da sub-região de Botucatu e do Regional Sul 1. Também iniciou-se as Missões Diocesanas e o Caminhando com Maria.

No seu governo, a Diocese de Presidente Prudente sediou com pleno êxito o 20º Congresso Nacional do ECC, o Congresso Estadual da RCC e da Pastoral da Juventude. Incentivou e dedicou recursos financeiros para que a Rádio Onda Viva migrasse de AM para FM, reformou o Seminário Menor, a Casa de Encontro, a Cúria Diocesana, o prédio da Onda Viva, a casa do caseiro e a estância de Martinópolis (SP). Instalou tanques para captação de águas da chuva e energia fotovoltaica no Seminário Diocesano e Casa de Encontro, atualmente atendendo 100% da demanda de energia.

No campo vocacional, a Diocese de Presidente Prudente tem atualmente o maior número de seminaristas dos 50 anos, 27 maiores e 30 menores. No último dia 1º de fevereiro assinou decreto criando o Setor Pastoral de São Sebastião constituído na cidade de Estrela do Norte (SP) e o Distrito de Itororó. Assim todas as 28 cidades da diocese tem hoje pelo menos 1 sacerdote residente para atender as paróquias e comunidades.

Atualmente, a Diocese de Presidente Prudente é formada por 55 paróquias, uma quase paróquia e um setor de pastoral. Tem 72 sacerdotes, 61 diocesanos e 11 religiosos, frente as pastorais e serviços. Assim, celebrando o Jubileu de Diamante da Diocese de Presidente Prudente, louvo e agradeço a Deus pelos 60 anos de fecunda e rica caminhada pastoral. De modo particular, elevo um grito de louvor e gratidão pelos sacerdotes, religiosos e leigos que estão a frente das diversas pastorais, serviços e movimentos, pois conosco não medem esforços para servir, cuidar e regar a frondosa lavoura que nos foi confiada.

Por intercessão da Virgem Maria e do Glorioso São Sebastião suplico ao Bom Deus, forças e graças para que a obra por Ele iniciada continue fiel ao seu projeto de amor, ou seja, despertar, formar e enviar discípulos para que testemunhem o rosto de Cristo Glorioso em todo agir pastoral, para que assim cativem corações e engrandeçam o nome do Senhor.

Assinado por Dom Benedito Gonçalves, bispo diocesano.

Deixe seu comentário!

Onda Viva