Bispo diocesano celebra missa do Domingo de Ramos na Catedral São Sebastião

05/04/2020

Neste dia 5 de abril, a igreja celebra em todo o mundo o Domingo de Ramos. A data marca o início da Semana Santa e a entrada de Jesus em Jerusalém aclamado pelo povo com ramos de palmeiras e oliveiras. Na Catedral São Sebastião, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, celebrou a primeira missa do dia que foi transmitida pelas redes sociais e pela Rádio Diocesana.

Homilia

Durante a homilia, o bispo destacou a Semana Santa como algo “atípico” devido a ausência da presença do povo nas igrejas.

“Uma celebração bem diferente. Sabemos que toda humanidade está sendo atacada pelo coronavírus e, para que ele não se alastre, foi pedido isolamento. Este é um momento oportuno para que as famílias aprendam a abrir os corações, que nossas vidas sejam um grande louvor ao Pai. Este isolamento é mais que necessário”, afirma o bispo.

Dom Benedito orientou ainda que devemos frutificar no amor e nos deixar ser guiado pelo Espírito Santo de Deus. “Semana esta que Cristo derramou o sangue por todos nós. Deixemos que esse sangue nos purifique de todo o pecado.”

Sobre a pandemia do coronavírus, o bispo destacou que o “isolamento social é para nossa conversão. Nada é por acaso. Deus está ao nosso lado, Ele é Emanuel, Deus conosco”.

Ainda durante a reflexão do Evangelho, Dom Benedito falou sobre a atitude das pessoas durante o julgamento. “A humanidade clamou pela crucificação de Cristo. Em nosso dia a dia, quantos gestos tem pedido a crucificação de Jesus?.”

Segundo o bispo, esta Semana Santa somos convidados a professar a nossa fé. “Vamos todos se unir nos lares domésticos para a oração, clamar a Deus para que esse vírus possa ser desfeito na comunidade e que reine em nosso coração a graça divina”.

(Facebook / Reprodução)

Reveja a transmissão completa da celebração clicando aqui.

Coleta da Solidariedade

(CNBB / Reprodução)

A Coleta da Solidariedade Nacional, fruto da Campanha da Fraternidade deste ano, que seria realizada neste Domingo de Ramos, foi transferida para o dia 22 de novembro, penúltimo domingo do tempo comum, dia em que a Igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei do Universo.

Semana Santa

A programação da Semana Santa presidida pelo bispo diocesano continua ao longo da semana por meio das transmissões ao vivo no Facebook da diocese e pela Rádio Diocesana. Veja abaixo os dias e horários.

(Pascom Diocesana / Arte)

Diversas paróquias da diocese e no país também estão transmitindo as celebrações pelas redes sociais. Busque alguma e vivencie esta Semana Santa conosco!

(Facebook / Reprodução)

Para entender mais sobre o significado do Domingo de Ramos, clique aqui.