Bispo celebra rito de dedicação do altar e investe ministros na Paróquia São José

Unção, insensação e revestimento do altar fizeram parte da celebração.

Evandro Marques / Pastoral da Comunicação

20/12/2019

Na noite dessa quinta-feira (19/12), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu o rito de dedicação do altar na Paróquia São José, localizada em Presidente Prudente (SP). Cerca de 700 fiéis estiveram presentes.

Também participaram da celebração, como concelebrantes, o atual administrador paroquial, Helitom Bigas da Silva, o padre da Paróquia Santa Rita de Cássia (Presidente Prudente), José Altino Brambilla, e o padre Marcos Sulivan da Diocese de Mogi das Cruzes (SP). Na ocasião, também aconteceu a investidura de 19 ministros extraordinários da eucaristia.

Ao todo, a paróquia conta agora com mais 19 ministros (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Após a procissão de entrada e a benção inicial do bispo, ele abençoou a água para aspergir o altar e a comunidade para que o local fosse purificado. Devido a isso, não houve o ato penitencial.

Bispo aspergiu a comunidade com água benta (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)
Logo no início também houve a purificação do altar (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Na homilia, Dom Benedito destacou a importância do rito. “Ao fazer a dedicação desse altar, nós queremos pedir a Deus que nos conceda graça e que todos nós tornemos nosso coração um altar, uma manjedoura, para Cristo.”

O bispo também ressaltou que “o grande altar que temos que oferecer a Deus é o nosso coração. Aprenda a viver a Palavra de Deus. Para o céu só existe um caminho, Jesus Cristo”.

Rito de dedicação

Após a homilia, o rito teve início com o bispo ungindo o altar com os Santos Óleos.

Bispo diocesano ungiu o novo altar com os Santos Óleos (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)
Bispo durante a unção do altar (Vídeo: Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Logo depois, foi realizada a incensação. A queima do incenso utilizada para expressar que as orações dos fiéis e o sacrifício da Igreja chegam a Deus.

Dedicação do altar também contou com incensação (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Na sequência, ocorreu o revestimento do altar, que indica que aquele local é altar do sacrifício e, ao mesmo tempo, a mesa do Senhor, onde são celebradas a morte e aressurreição de Cristo. Na ocasião, ministros trouxeram os objetos litúrgicos para o altar.

Por fim, os ministros entraram na igreja com os objetos litúrgicos (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Ao final, aconteceu a iluminação do altar, quando o bispo acendeu velas para recordar que Cristo é a “Luz para se revelar às nações”.

Seminaristas da Diocese de Presidente Prudente também participaram da celebração.

A respeito da celebração, o atual padre, Helitom Bigas da Silva disse: “O rito é importante porque o altar é o local onde o céu toca a Terra e Deus se faz presente no sacrifício da Eucaristia, na sua presença viva e real”.

Durante a missa também ocorreu a primeira apresentação do coral da paróquia formado apenas por homens.

Coral masculino se apresenta pela primeira vez na paróquia (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Para rever a celebração completa, clique aqui e assista à missa que foi transmitida ao vivo pela Paróquia São José.