Bispo celebra missa de abertura da 8ª Missão Diocesana em Mirante do Paranapanema

Evandro Marques / Pascom Diocesana

20/01/2020

Na noite desse domingo (19/01), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, celebrou no salão da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Mirante do Paranapanema (SP), a missa que dá início à 8ª Missão Diocesana, que ocorre entre os dias 19 e 26 de janeiro e é promovido pelo Conselho Missionário Diocesano (Comidi).

Centenas de fiéis participaram da missa de abertura das missões em Mirante do Paranapanema (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

“A igreja existe para evangelizar, para levar a Cristo a cada coração. A missão diocesana simboliza muito, porque é a concentração de diversas pessoas que se unem com um só objetivo: levar Cristo principalmente para aquelas pessoas que estão afastadas”, afirma Dom Benedito Gonçalves, bispo diocesano.

Bispo Diocesano fala da importância das missões (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Na ocasião, seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja (Presidente Prudente), do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus (Marília) e membros da comunidade local e de outras dioceses sairão visitando famílias da região.

Bispo abençoe kit e a cruz que foi entregue para os missionários (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

“O objetivo das missões é a evangelização, anunciar o kerigma, o primeiro anúncio de Jesus Cristo, visitando as famílias. A missão diocesana tem o intuito de ter uma igreja em saída, ir ao encontro daqueles que estão afastados, levando a palavra de Deus”, afirma o assessor eclesiástico do Comidi, padre Sanderson Vergara.

Padre Sanderson Vergara, assessor do COMIDI, afirma que missões vai ao encontro daqueles que estão afastados de Deus (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Ao todo, 110 missionários seguirão uma programação que conta com adoração ao Santíssimo, noite da juventude, missas, orações, coroação de Nossa Senhora, procissão, fixação do Cruzeiro, entre outras atividades.

Missionários recebendo bênção com água benta durante missa de envio (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

A dona de casa Francisca Rodrigues do Amaral, 53, é da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Primavera (SP) e participou de todas as edições. “É a maior alegria eu estar aqui na época das missões. Minha expectativa é de conseguir que muitos irmãos de volta para a casa do Pai.”

Já o missionário Pedro Cláudio Desine, 68, aposentado, veio da Diocese de Assis participar da sua 8ª missão e relata que, por meio de um momento com o Santíssimo, se sentiu chamado para atuar na evangelização. “Cada missão é uma experiência diferente. Eu creio que o Espírito Santo faz nova todas as coisas e creio que Deus tem coisas novas para realizar nessa comunidade.”

Os missionários foram divididos em grupos e em setores e ficarão abrigados em casas dos moradores locais. Serão visitados os bairros de Mirante do Paranapanema, bem como os assentamentos e os distritos.

Bispo impondo a cruz nos missionários e entregando o kit para as missões (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

A missão diocesana já chega a sua oitava edição e teve início em 2013. Ela já foi realizada em Teodoro Sampaio (SP), Rosana (SP), Presidente Epitácio (SP), Brasil Novo – Presidente Prudente (SP), Parque dos Pinheiros – Álvares Machado (SP), Indiana (SP) / Caiabu (SP) e no Distrito de Montalvão – Presidente Prudente (SP).

“Essa experiência missionária serve para que cada missionário enviado possa testemunhar sua fé nas famílias, no comércio, onde quer que seja acolhidos. A proposta da Missão Diocesana é você conclamar o maior número de batizados para que saiam anunciando o kerigma, o anúncio”, afirma o seminarista Rafael Moreira Campos, membro da equipe de coordenação do evento.

Para o seminarista e um dos coordenadores do evento, Rafael Campos, missões tem o objetivo de testemunhar a fé (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Mais fotos da Santa Missa você pode conferir clicando aqui.

Dia dedicado a oração (segunda-feira, 20/01)

20h – Missa ou celebração nas comunidades

Após Missa – Retorno às famílias e repouso.

Dia dedicado a vocação (terça-feira, 21/01)

Após Missa Retorno às famílias e repouso

Dia dedicado as famílias (quarta-feira, 22/01)

09h – Visita à zona rural

20h – Missa ou celebração nas comunidades

Após Missa – Retorno às famílias e repouso.

Dia dedicado aos enfermos (quinta-feira, 23/01)

15h30 – Término das visitas

16h – Missa dos enfermos e café comunitário

Após Missa – Retorno às famílias e repouso