(Facebook Comunidade Palavra Viva / Reprodução)

Apostolado Eucarístico recebe pela primeira vez relíquia de São João Paulo II

11/09/2020

O Apostolado Eucarístico “São João Paulo II” da Paróquia Santa Rita de Cássia de Presidente Prudente (SP) teve a graça de receber, pela primeira vez, no dia 4 de setembro, a relíquia de 1º grau do papa São João Paulo II. A partir de outubro, o grupo promoverá uma peregrinação com o relicário por paróquias da diocese.

De acordo com o coordenador do apostolado, Juliano Rodrigues Lanziani, um padre missionário polonês no Brasil soube que o grupo estava completando cinco anos de existência e cedeu a relíquia.

“Essa relíquia é o sinal do reconhecimento do próprio São João Paulo II para nós e a vinda dela só confirma que Jesus Eucarístico nos abençoa e quer que abramos as portas para todos se achegarem a Cristo”, enfatiza o coordenador.

Grupo do Apostolado Eucarístico da Paróquia Santa Rita de Cássia (Juliano Lanziani / Cedida)

História da relíquia

De acordo com Juliano Lanziani, a relíquia recebida pelo Apostolado Eucarístico surgiu quando o papa São João Paulo II estava doente e um médico tirava sangue dele para levar para análise laboratorial.

Naquele momento, o secretário do papa, monsenhor Stanislaw Dziwisz, pediu para o médico tirar um frasco a mais de sangue e o guardou. Quando o Santo Padre morreu, o secretário foi nomeado pelo papa Bento XVI arcebispo de Cracóvia. Com isso, ele levou o sangue para a Polônia.

Após a beatificação do papa João Paulo II, o arcebispo começou a distribuir a relíquia a quem pedisse. A relíquia é uma gota de sangue depositada em um tecido, dentro de uma cápsula fechada. Junto com o relicário, o Padre Guardião recebia um certificado em latim assinado pelo Cardeal Stanislaw Dziwisz.

Atualmente, a relíquia fica em peregrinação durante seis meses no Brasil e outros seis na Polônia.

Em cinco anos de história, Apostolado Eucarístico recebe pela primeira vez a relíquia (Juliano Lanziani / Cedida)

Visita da relíquia

No último final de semana (05 e 06/09), o Apostolado Eucarístico esteve na cidade de Cianorte (PR), levando a relíquia do papa São João Paulo II para a Comunidade Palavra Viva.

Na ocasião, encerramento do Cerco de Jericó e retiro, foram entronizados o relicário e a imagem do Santo. Em seguida, o coordenador do Apostolado explicou sobre o nascimento do grupo e apresentou a relíquia.

Visita da relíquia durante Cerco de Jericó em Cianorte (Facebook Comunidade Palavra Viva / Reprodução)

Peregrinação Diocesana

A partir do dia primeiro de outubro, 17 paróquias, em cinco cidades da Diocese de Presidente Prudente, receberão a visita da relíquia do papa.

No dia 18 de outubro, o relicário chega a Paróquia Santa Rita de Cássia de Presidente Prudente (SP) para uma semana de celebrações e visitas as entidades locais.

Durante a semana, no dia 22 de outubro, memória litúrgica de São João Paulo II, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidirá a Missa Festiva em honra ao Santo.

A programação completa será divulgada, em breve, aqui no site da diocese e nas redes sociais. As visitas já começaram para as famílias que pertencem e/ou ajudam o Apostolado Eucarístico desde a sua fundação.

Brasão do Apostolado Eucarístico (Juliano Lanziani / Cedida)

Adoração Silenciosa

O Apostolado Eucarístico já iniciou a preparação para a peregrinação da relíquia. No dia 7 de setembro teve início a Adoração Silenciosa a Jesus Eucarístico e a veneração a relíquia do papa São João Paulo II

O momento preparatório, realizado nas segundas-feiras, seguirá nas próximas semanas (14, 21 e 28/09) na Paróquia Santa Rita de Cássia, das 20h30 às 22h30.

A comunidade fica localizada na Rua Prudente de Moraes, 692, Jardim Aviação, em Presidente Prudente (SP).

Adoração Silenciosa realizada na segunda-feira (07/09) (Juliano Lanziani / Cedida)