Adoração conduzida pelo padre Luciano Rodrigues, Assessor Eclesiástico do Setor Juventude (Luana Mariano / Pascom Diocesana)

3º Congresso Diocesano de Música Católica é realizado em Presidente Venceslau

Aprendizado, louvor e muita música marcaram a terceira edição do evento que é realizado desde 2017

Luana Mariano / Pascom Diocesana

03/08/2019

Foi realizado na tarde de sábado (3), o 3º Congresso Diocesano de Música Católica, na sede do Instituto Anima Cristão, que pertence à Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima em Presidente Venceslau. A edição deste ano contou com a ministração de Hugo Moreira Santos e Mayara Marques dos Santos, fundadores da Comunidade Colo de Deus.

Cerca de 190 congressistas compareceram, na parte da noite, mais 120 pessoas se juntaram para o show da Comunidade Colo de Deus, totalizando 310 pessoas.

Abertura do congresso com a comunidade Colo de Deus (Luana Mariano / Pascom Diocesana)

Segundo o coordenador geral do Instituto Anima Cristão, Evandro Mazzini, o Congresso de Música Católica foi idealizado em 2016 no intuito de formar músicos católicos. A primeira edição aconteceu em 2017 e, desde então, o Congresso tem ganhado forma. “O objetivo é avançar na formação de todos os envolvidos com a liturgia da Igreja Católica.”

O Instituto Anima Cristão é sede da Escola de Música Católica “Claudemir Cardoso da Cruz”, que foi fundada a partir da morte de um integrante da comunidade em 2012 em decorrência de uma leucemia. Hoje, a Escola de Música fica localizada na sede do Instituto, conta com aulas de violão, bateria, contrabaixo, teclado, canto, flauta e atende 350 alunos.

O Congresso deste ano abordou temas voltados para a vida dos músicos da igreja, como se portar diante das situações, se preparar perante a importância que é tocar em uma missa, seguindo a liturgia ou qualquer evento que esteja ligado à Igreja, e lembrar que, acima de tudo, sempre se deve consagrar a vida e o serviço prestado a Deus.

Em um segundo momento foi realizado um bate-papo com quatro integrantes da Comunidade Colo de Deus, que em um momento de descontração e sinceridade, partilharam como é viver em comunidade e, ao mesmo tempo, ter que lidar com as normas e doutrinas existentes na igreja.

Momento do bate-papo com esclarecimento de dúvidas dos congressistas (Luana Mariano / Pascom Diocesana)

Dentre os músicos das várias cidades que estiveram presentes, André Buzetti Eustachio Bezerro é de Presidente Prudente e atuante na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, ele é ministro e professor de música. “Acho muito válida a ideia porque é um enriquecimento de conhecimento pra gente, às vezes, a gente fica muito habituado a viver só aquele mundinho que a gente está lá e acha que tá tudo bem, tudo certo. De repente vem uma luz ali e mostra que a gente pode fazer algo diferente. Achei muito enriquecedor hoje.”

Outra congressista, Mayara Carreira, é de Presidente Epitácio, da Paróquia São Pedro e entrou há pouco tempo no ministério de música Filhos de São João Evangelista, que além de cantar nas missas também fazem missões pela região. “Foi maravilhoso, me acrescentou muito e me fez refletir sobre muitas coisas em questão de ministério de música. A questão de refletir sobre a importância da missa, de cada ato que a gente deve levar a sério, a questão da musicalidade porque nós estamos elevando almas, buscando trazer a mensagem de Deus para as pessoas.”

O show da banda Verso Santo que é formada por membros da comunidade da paróquia local,  abriu o show da Comunidade Colo de Deus, que encerrou o evento.