BIOGRAFIA

Dom José Gonçalves da Costa
Nascimento: 27/04/1914
Falecimento: 19/06/2001

Filho de João Gonçalves da Costa e Amélia Martins Costa, Dom José nasceu em Belo Horizonte no dia 27 de abril de 1914. Estudou em Congonhas (MG), no Seminário Menor dos Padres Redentoristas, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior dos Redentoristas e foi ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1938 em Tietê (SP). Foi professor no seminário de Congonhas, Missionário Paroquial, tendo pregado missões em Minas Gerais e São Paulo e pároco da paróquia São Sebastião em Coronel Fabriciano (MG). No dia 28 de fevereiro de 1970, tomou posse em Presidente Prudente como 2° Bispo Diocesano.

Durante seu episcopado, realizou grandes ações em Presidente Prudente: dividiu a Diocese em três regiões pastorais, publicou o primeiro Boletim Diocesano “A Diocese”, constituiu o Conselho de Presbíteros da Diocese, instituiu a Primeira Turma de Missionários Extraordinários da Comunhão Eucarística, criou o Primeiro Plano de Pastoral da Diocese e publicou os Estatutos das OVS (Obras Vocacionais Sacerdotais). Faleceu em Belo Horizonte (MG) no dia 19 de junho de 2001.

*Com informações do livro Polianteia Diocesana